Listas dos ?melhores? são sempre polêmicas e nunca agradam a todos. Daí surgiu a idéia de um blog montar uma fórmula (mais ou menos) matemática para tentar definir quais foram os 20 discos mais importantes para o mercado musical norte-americano.
Robert do Y!Radish (http://new.music.yahoo.com/blogs/yradish) calculou a sua lista dos 20 melhores álbuns pela seguinte base: valor do poder de durabilidade + cópias vendidas + sucesso entre a crítica + quantidade de prêmios conquistados no Grammy. Quem obtivesse a nota mais alta alcançava posições mais altas no ranking.
Valor do poder de durabilidade, segundo o blog, é quanto o disco ainda vale para a venda nos dias de hoje. Ele dá como exemplo o disco Rumours, do Fleetwood Mac (19 milhões de cópias vendidas), que no mercado de usados custa mais ou menos US$ 9,50, enquanto Cracked rear view, do Hootie & The Blowfish (16 milhões de cópias), vale mero US$ 1,38.
Também foram pesquisadas as resenhas em diferentes publicações, a quantidade de cópias vendidas nos Estados Unidos e o número de Grammys conquistados (segundo o autor, a parte menos importante da conta). Com cada item calculado por diferentes pesos, Robert do Y!Radish chegou ao seguinte resultado:

20. Faith, George Michael
19. Appetite for destruction, Guns ´N Roses
18. Purple rain, Prince
17. Houses of the holy, Led Zeppelin
16. Born in the USA, Bruce Springsteen
15. Nevermind, Nirvana
14. Van Halen, Van Halen
13. Rumours, Fleetwood Mac
12. The wall, Pink Floyd
11. The Joshua tree, U2
10. Metallica – The black album, Metallica
9. Led Zeppelin, Led Zeppelin
8. Hotel California, Eagles
7. The Beatles – The white album, Beatles
6. Led Zeppelin IV, Led Zeppelin
5. Abbey road, Beatles
4. Physical graffiti, Led Zeppelin
3. Thriller, Michael Jackson
2. Dark side of the moon, Pink Floyd
1. Songs in the key of life, Stevie Wonder

COMPATILHAR: