Por Priscila Rocha 

Por falta de cadastramento dos fumantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Formiga a Farmácia Municipal não está distribuindo o medicamento para tratamento do tabagismo.

A informação foi repassada por uma atendente da farmácia na segunda-feira (14) a um cidadão. “O remédio está guardado em uma caixa ao lado das prateleiras de medicamentos e, segundo a profissional que me atendeu, ele vence neste mês e não poderá ser distribuído”, disse o homem ao Últimas Notícias.

Ainda segundo o usuário da UBS do bairro Areias Brancas, ele realizou o cadastro para receber o tratamento do tabagismo há meses. “Faz tempo que me cadastrei para iniciar o tratamento e até hoje não tive resposta, enquanto isso a medicação vence na farmácia. Agora tenho certeza de que não serei chamado”. 

Em nota ao UN, a Prefeitura informou que “os medicamentos são enviados por meio de um programa do Ministério da Saúde. O cadastramento depende da ida de uma equipe multidisciplinar entre profissionais das estratégias da família e núcleo de apoio à saúde da família aos grupos de fumantes. Esses grupos de fumantes existentes em Formiga têm pouca adesão por parte das pessoas. Muitos desistem de participar dos grupos logo no início e este medicamento acaba sobrando na Farmácia Municipal por esta razão.

No entanto, a Secretaria de Saúde ressalta que não há qualquer dificuldade de acesso para aderir ao programa. Inclusive, ele já foi repactuado para este ano novamente”.

O tratamento de tabagismo é oferecido gratuitamente desde 2004 pelo Ministério da Saúde em todo o país. O tratamento completo disponível no SUS envolve métodos que vão desde o aconselhamento até o uso de medicamentos. Segundo o Ministério da Saúde, o tabagista tem acesso a informações, reuniões de apoio, consultas para acompanhamento da saúde e acompanhamento psicológico, se necessário. Caso haja a indicação de apoio medicamentoso, está disponível a terapia de reposição de nicotina, goma de mascar, pastilha e cloridrato de bupropiona.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) mantém a Rede de Tratamento que oferece o acompanhamento e monitoramento do fumante, além da capacitação para profissionais de saúde. Em Formiga, todas as equipes dos postos de saúde participaram de capacitações para promover ações para tratamento do tabagismo.

Tabagismo

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Segundo a entidade, o uso do tabaco é um importante fator de risco para o desenvolvimento de doença arterial coronariana, derrame e doença vascular periférica.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 428 pessoas morrem por dia no Brasil por causa do tabagismo. Conforme dados do Inca, 12,6% de todas as mortes registradas no país são atribuíveis ao tabaco. Ao todo, 156.216 mortes poderiam ser evitadas todos os anos caso o uso do tabaco fosse eliminado.

Os números mostram ainda que, no ano passado, 73.500 pessoas foram diagnosticadas com câncer provocado pelo tabagismo. Segundo o Inca, R$56,9 bilhões são perdidos a cada ano em função de despesas médicas e perda de produtividade.

COMPATILHAR: