Asma e rinite são duas doenças extremamente ligadas – geralmente quem tem uma, também tem a outra.
Ou seja, se um dos problemas não for tratado corretamente, o outro pode piorar e, por isso, o tratamento deve ser conjunto. Uma das principais dicas é descobrir o que desencadeia as crises das doenças, como pó, mofo ou ácaros, por exemplo, e manter-se longe disso.
No inverno, inclusive, a mudança de temperatura funciona como uma irritação e quem sofre com alguma dessas complicações respiratórias deve se preocupar ainda mais e manter-se sempre agasalhado, hidratado, com as mãos limpas e longe de locais muito fechados, como explicou o otorrinolaringologista Agrício Crespo.
Para desenvolver alguma das doenças, o paciente geralmente tem uma predisposição genética – se há histórico familiar de asma e rinite, o risco da pessoa ter asma aumenta de 3 a 4 vezes e o risco de ter rinite aumenta 2 vezes.
Geralmente, quem tem as duas doenças costuma respirar pela boca por causa da obstrução nasal, tem coriza, espirra muito e tem também coceira. Há ainda quem diga que tem bronquite, mas na verdade, esse nome é utilizado para designar qualquer inflamação dos brônquios – ou seja, a asma é um tipo de bronquite, como explicou o pneumologista Roberto Stirbulov.
Segundo a OMS, cerca de 300 milhões de pessoas têm asma. A doença, que causa uma inflamação crônica nas vias aéreas, causa uma obstrução e pode dar sintomas como falta de ar, chiado e aperto no peito e tosse. De acordo com os médicos, não há um perfil definido e a asma se manifesta em cada pessoa de um jeito diferente – por exemplo, muita gente pode ter os sintomas quando criança, mas não na fase adulta e vice-versa.
No entanto, caso os sintomas apareçam na fase adulta, não é correto dizer que a asma surgiu nessa fase já que é uma doença genética, como alertou o pneumologista Roberto Stirbulov.
Nesse caso, é provável que os sintomas nunca tenham se manifestado e, ao entrar em contato com certos fatores, como poluição e mudanças de temperatura, por exemplo, o paciente acaba desencadeando a asma. Outro fator desencadeante é a idade – a queda dos hormônios, na TPM ou menopausa, por exemplo, deixa os pulmões desprotegidos e os sintomas ficam mais agudos.
Vale lembrar ainda que a doença não tem cura, apenas controle com medicamentos, como os broncodilatadores – a famosa bombinha, que leva o remédio até as vias aéreas. De acordo com os médicos, o produto em spray é mais eficaz porque a concentração é maior. Para quem usa inalador, a dica dos médicos é colocar soro fisiológico.
Vale lembrar ainda que poeira, pó e pelos também podem piorar a asma e geralmente quem tem esses sintomas, tem também rinite. Por isso, quem tem asma e rinite deve evitar poeira, mofo, ácaro e pelos de animais dentro de casa. Crianças que espirram muito antes dos 6 anos por causa desses fatores tendem a se tornar adultos asmáticos, mas se os sintomas aparecerem depois dos 6 anos, o risco de rinite é maior.

COMPATILHAR: