O Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CIS-URG, Consórcio que administra o Samu na região Oeste, promoveu nessa sexta-feira (16), na Unifenas, em Divinópolis, uma capacitação especial para os médicos da central de regulação e bases descentralizadas.

O objetivo do encontro foi aperfeiçoar os serviços de acordo com as necessidades, para melhorar cada vez mais o atendimento à população.

Os médicos foram divididos em grupos e, em rodízio, participaram de quatro oficinas, que segundo a são classificadas  como estações práticas, sendo:

1)      Ventilação mecânica e fisiologia da respiração.

2)      Telemedicina e novos protocolos de atendimento pré-hospitalar.

3)      Utilização dos dois tipos de ultrassom portátil disponíveis nas Unidades de Suporte Avançado (USA).

4)      Familiarização com equipamentos e medicamentos disponíveis no Samu, além de procedimentos básicos de atendimentos iniciais.

A médica, Dalila Faria, que atua como reguladora e integra uma das equipes da Unidade de Suporte Avançado (USA) de Divinópolis, destacou a importância da capacitação.

“É uma oportunidade de reunir todos os médicos e até mesmo da gente se conhecer. Nivelamos ideias, protocolos, parâmetros. Aprimoramos a parte prática e obtemos conhecimento. Os médicos que fazem atendimento de urgência e emergência têm que estar sempre atualizando e essa é uma boa oportunidade que estamos tendo”, explicou.

 

COMPATILHAR: