Na manhã de domingo (23), médicos e dentistas do programa Saúde da Família se reuniram na sede do Sindicato de Trabalhadores Municipais de Formiga (Sintramfor), para discutir a atual situação desses profissionais com a Prefeitura da cidade.
De um lado, a Secretaria de Saúde exige o cumprimento da carga horária explicitada no edital do concurso de 8 horas diárias. Do outro, estão os médicos e dentistas que afirmam cumprir o que fora anteriormente acordado com a própria Secretaria no início de 2013 e ainda garantem que há disparidade nas cargas horárias de alguns profissionais, sob a anuência dos responsáveis pela pasta da Saúde.
Os médicos e dentistas pontuam, ainda, sobre as péssimas condições de trabalho, que vão desde a estrutura precária dos prédios que abrigam os postos de saúde à falta de materiais básicos de higiene e os comumente usados no atendimento a usuários, como luvas, esparadrapos e gases.
Durante a assembleia geral, os profissionais tiveram a oportunidade de explicar suas dificuldades e dizerem se aprovavam ou não a greve.
De acordo com o porta-voz do movimento, Dr. Ednaldo Durço, após as discussões foi tomada a seguinte decisão:
*Uma pauta de reinvindicações será apresentada à Secretaria de Saúde;
* Caso não forem atendidas TODAS AS REINVINDICAÇÕES será enviado um comunicado, por meio do sindicato, à Secretaria de Saúde informando sobre a greve;
*Se decorridos os dias estabelecidos em lei após o envio do comunicado e nada dor feito, os profissionais médicos e dentistas entrarão em greve.
?Volto a dizer que os médicos estão cumprindo integralmente com suas obrigações. Um ou outro que tem mais afinidade com os que estão no poder que não. Como é o caso dos especialistas que cumprem a carga horária como querem?, afirmou Ednaldo que afirma que em breve a pauta já estará nas mãos da Secretaria de Saúde.

COMPATILHAR: