Atual campeão mundial, o Sada Cruzeiro entrou em quadra para disputar sua 14ª final em quatro anos e em busca do seu 11º título. O bicampeonato do Sul-Americano de Vôlei, torneio disputado na Arena Vivo, em Belo Horizonte, veio pelo placar de 3 a 2 depois de uma partida eletrizante contra os argentinos do UPCN, que eram os atuais campeões continentais.
O primeiro set começou com os dois times forçando muito o saque e cometendo muitos erros. Wallace pelo lado cruzeirense e o brasileiro Théo, pelo lado argentino, foram os escolhidos pelos levantadores para definir as jogadas. A partir da metade do set, as duas equipes se encontraram em quadra e proporcionaram um jogo de altíssimo nível técnico. Em passagem pelo saque, o brasileiro conseguiu uma sequência de quatro pontos e, e após dois erros do cubano Leal, os argentinos fecharam o placar em 25 a 23, após 28 minutos de partida.
O equilíbrio e a emoção continuaram no começo do segundo set, com os dois times errando menos e desperdiçando poucos contra ataques. O levantador William começou a acionar mais os meias Éder e Isac, deixando Leal e Wallace sempre com o bloqueio adversário quebrado. Na segunda metade do set, a equipe mineira se desconcentrou e os argentinos chegaram a abrir quatro pontos. O técnico cruzeirense, Marcelo Mendez, tirou Walace e Isac e colocou o atacante Paulo Vitor e o meia Douglas Cordeiro. Com uma defesa muito consistente e regularidade nos contra ataques, os argentinos mantiveram a vantagem, mesmo com a melhora do Sada. No final do set, o time mineiro esboçou uma reação, mas insuficiente para evitar outro 25 a 23 para os hermanos.
Com a obrigação de vencer o set para se manter vivo no jogo, o Sada arriscou ainda mais no saque, mas não conseguiu desmontar a recepção argentina. Além de impecável no ataque, Théo começou a fazer a diferença também no bloqueio e os argentinos chegaram a abrir quatro pontos de vantagem, fazendo 15 a 11. Empurrado pela torcida, que esgotou os ingressos do ginásio, o Sada reagiu e virou para 17 a 16. A partir daí, foi o time argentino que passou a abusar dos erros e deixar o Cruzeiro voltar à partida, que parecia perdida. Final de set: 25 a 20 para o Cruzeiro.
O Sada Cruzeiro veio para o quarto set embalado pela vitória do set anterior. O time abriu quatro pontos de vantagem logo no começo do set, mas os argentinos logo reagiram e viraram para 15 a 14. O set seguiu equilibrado até o cubano Leal fazer cinco pontos seguidos no saque e o time do Cruzeiro abrir 23 a 18 e, na sequência, fechar o set em 25 a 19.
No último e decisivo set, o Sada Cruzeiro entrou com muita vontade e, sem deixar os argenitnos respirarem, abriu 8 a 3. Displiscente, o time mineiro deixou os argentinos empatarem em 14 a 14. Dramática, a partida foi sendo disputada ponto a ponto até a vitória mineira por 18 a 16.
Confira a seleção do campeonato:
Melhores ponteiros: Leal e Rapha (Vivo-Minas)
Melhores centrais:
Isac (Sada) e Ramos (UPCN)
Melhor oposto: Wallace
Melhor levantador: Gonzalez (UPCN)
Malhar libero: Garrocq (UPCN)
Melhor jogador: Wallace

COMPATILHAR: