Os médicos de um hospital na Índia removeram 206 pedras que estavam alojadas nos rins de um paciente. O procedimento foi feito por meio de uma cirurgia de laparoscopia e levou cerca de 1 hora.

Segundo o jornal India Today, Veeramalla Ramalakshmaiah, de 56 anos, sofria de fortes dores havia mais de seis meses. Mas, o seu estado se agravou expressivamente devido ao aumento das temperaturas nos meses de verão.

Em 22 de abril, Ramalakshmaiah procurou ajuda dos médicos do Aware Gleneagles Global Hospital, um dos principais centros de saúde de Telangana, no sul do país. Ele estava usando certos medicamentos sugeridos por um profissional de saúde de sua cidade, Nalgonda, que só proporcionam alívio a curto prazo. Mesmo assim, a dor persistia e afetava sua rotina diária, impedindo-o de trabalhar com eficiência.

Procurado pela imprensa local, o Poola Naveen Kumar, urologista do Aware Gleneagles Global Hospital, disse que as investigações iniciais e a ultrassonografia revelaram a presença de múltiplos cálculos renais no lado esquerdo do corpo do indiano. Para ter certeza da presença dessas formações, o especialista fez uma tomografia computadorizada, que mais tarde confirmou o diagnóstico.

Depois dessa etapa, os médicos rapidamente programaram a cirurgia de remoção das pedras nos rins.

“O paciente foi aconselhado e preparado para uma cirurgia que durou uma hora, durante a qual todas as pedras foram removidas. No total, foram encontradas 206. Após o procedimento, o paciente se recuperou bem e recebeu alta do hospital no segundo dia”, explicou o Dr. Kumar.

Ainda não há informações definidas sobre o fator que levou ao surgimento de tantos cálculos renais em Ramalakshmaiah.

Por outro lado, especialistas apontam que o problema pode ser facilmente provocado pela desidratação dos pacientes, especialmente durante um verão com temperaturas extremamente altas. Por isso, os médicos recomendam o consumo constante de água.

Fonte: Portal UOL

COMPATILHAR: