Economistas consultados pelo Banco Central para o relatório Focus, divulgado semanalmente pela instituição, voltaram a elevar a expectativa para a inflação deste ano. Com isso, a alta dos preços deve continuar, pelo segundo ano seguido, fora inclusive do teto da meta perseguida pela autoridade monetária. Agora, o mercado aposta em uma inflação de 5,38 no acumulado do ano%. O centro da meta para 2022 é 3,5% e, com o intervalo de tolerância, a taxa de inflação pretendida deveria ficar entre 2% e 5%.

Para 2023, os analistas apostam em uma inflação de 3,5% (contra 3,4% da previsão de semana passada). 

Além de prever o aumento da inflação, os economistas mantiveram praticamente inalterada a expectativa de u5m crescimento tímido. Na mediana das previsões, os especialistas apostam em um crescimento de 0,30% do Produto Interno Bruno (PIB) brasileiro. Há uma semana, a expectativa era de um crescimento de 0,29%. Há duas semanas, de 0,36%.

O PIB, porém, deve demorar mais a crescer, segundo os especialistas consultados pelo BC. Eles apostam que, em 2023, o crescimento deve ficar em 1,55%. Há uma semana, a expectativa era de um crescimento de 1,69% no próximo ano.

Os analistas também mantiveram as expectativas anteriores para o câmbio e para a Selic. O dólar, na avaliação dos economistas, deve terminar o ano em R$ 5,60. A Selic, deve alcançar 11,75%.

Fonte: O Tempo

COMPATILHAR: