A Mesa Diretora do Senado aprovou um requerimento do senador Efraim Morais (DEM-PB) que pede para o Ministério Público investigar o recuo do advogado Rogério Buratti sobre as acusações feitas contra o deputado e ex-ministro Antonio Palocci (PT-SP) na CPI dos Bingos, em 2005.
Ficará a cargo da Advocacia Geral do Senado reunir os dados para dar subsídio a uma notícia-crime, que seria impetrada pelo Senado contra o advogado.
Buratti registrou em um cartório, no ano passado, uma retratação das acusações feitas a Palocci na CPI e também ao Ministério Público. Ele afirma ter sido coagido a prestar esses depoimentos.
O advogado foi assessor de Palocci quando esse ocupava a prefeitura de Ribeirão Preto. Na CPI, Buratti acusou o petista de ser o responsável por receber propina de R$ 50 mil mensais de uma empresa concessionária de serviços públicos quando era prefeito, entre 1996 e 2002. Agora, o advogado nega essas afirmações.
Palocci é acusado também de participar também de festas em uma mansão no Lago Sul, área nobre de Brasília, junto com Buratti e outros ex-assessores envolvidos em irregularidades.
O petista negou ter ido a casa, mas foi contrariado pelo caseiro Francenildo Costa. O ex-ministro, então, acabou se envolvendo no escândalo da violação de sigilo do caseiro e deixou o governo Lula. Nessa semana, o Ministério Público denunciou Palocci por quebra de sigilo funcional.

COMPATILHAR: