Um meteoro passou pelo céu da cidade de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, na noite dessa segunda-feira (25).

O fenômeno foi flagrado pelas câmeras do site Clima ao Vivo, por volta de 18h19. No vídeo o meteoro cruza o céu lentamente, em torno de 5 segundos. 

Por meio do site Clima Tempo, Marcelo Zurita da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramom), explicou o que é o fenômeno. “Asteroides, meteoroides e cometas orbitam o Sol em uma velocidade altíssima, algo entre 40 mil e 266 mil quilômetros por hora. Quando atingem a atmosfera da Terra nessa velocidade, mesmo fragmentos tão pequenos, quanto um grão de areia, são capazes de aquecer instantaneamente os gases atmosféricos, gerando um fenômeno luminoso chamado de meteoro. Então, o meteoro é apenas o fenômeno luminoso, nada mais. Meteoro não é sólido, não é líquido e nem gasoso, é apenas luz. Popularmente, o meteoro é também chamado de estrela cadente”.

O site explicou ainda que quanto maior o objeto, maior é a luminosidade do meteoro. “E quando sua luminosidade supera o brilho de Vênus, o meteoro é comumente chamado de fireball ou bola de fogo. Algumas vezes, dependendo também da velocidade e do ângulo de entrada, o meteoroide ou asteroide é grande o suficiente para atingir as camadas mais densas da atmosfera. Nesses casos, além de formar uma bola de fogo mais espetacular, o meteoro geralmente termina com um evento explosivo”, escreveu o Clima ao Vivo. 

Fonte: O Tempo

 

 

COMPATILHAR: