No Brasil, segundo o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), são descartados por ano, 330 mil toneladas de pneus. Desde 2003 o Conama determina que os fabricantes e importadores são responsáveis pela destinação final adequada do produto. Minas Gerais é um dos estados com o maior número de pontos de entrega, chamados ?ecopontos?, no Brasil.
Só em uma empresa de Divinópolis são inutilizados, por dia, 50 pneus. O descarte desse material sempre foi um problema. Eles ficavam estocados em um galpão alugado. Agora eles têm destino certo e de acordo com as normas ambientais.
O galpão de recolhimento de Itaúna é coberto e tem capacidade para 12 mil pneus. Por mês, na cidade, são descartados, em média, 2.200. Se jogado no meio ambiente, um pneu pode levar mais de 600 anos para se decompor. Mas agora eles são recolhidos semanalmente e a reciclagem é feita em uma empresa na região metropolitana de Belo Horizonte.
No Brasil são 437 pontos de coleta, sendo 126 em Minas Gerais. Após ser triturada, a borracha é reaproveitada de várias formas e vira combustível alternativo para as indústrias de cimento. Matérias-primas para vários produtos, entre eles, sapatos e até asfalto, além de ajudar o esporte favorito dos brasileiros. Os meninos nem percebem, mas na quadra de grama sintética a borracha ajuda a preservar o plástico e proteger os jogadores em caso de queda. O produto é fornecido de graça. Além da economia, o empresário Samuel Costa deixou de comprar por ano, oito toneladas de areia para cada quadra.

COMPATILHAR: