Minas Gerais é um dos estados que mais registra denúncias de homofobia ? 105 no último ano. São Paulo (210), Piauí (113), Bahia (105) e Rio de Janeiro (96) são outras regiões onde há elevado índice de queixas. A Secretaria de Direitos Humanos do governo federal recebeu uma média de 3,4 reclamações diárias de violência contra gays no Brasil. No total, o número é de 1.259.
Cada um dos casos ? que passam por violência física, psicológica e sexual ? foi encaminhado para a polícia e os governos locais. O governo federal e a maioria das administrações regionais não fazem levantamentos sobre a quantidade de crimes praticados contra homossexuais.
A estatística nacional mais aproximada é feita pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), que realiza uma contagem por meio de notícias publicadas na imprensa. Ficam de fora os crimes que não aparecem na mídia e sobretudo os atos violentos que não são levados à polícia. De acordo com o levantamento do GGB, houve 266 assassinatos por este motivo no Brasil. O número é recorde desde o começo da contagem na década de 1970;
Nesta quinta (17), é celebrado o Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia (rejeição a transexuais e travestis). A data foi criada por ativistas franceses em 2005 para marcar a data em que a homossexualidade foi tirada (em 1990) da lista de doenças mentais da Organização Mundial de Saúde.
No Senado, tramita uma proposta de lei que criminaliza a discriminação contra gays. Pelo texto, serão considerados delitos preconceitos contra orientação sexual ou identidade de gênero praticados no mercado de trabalho, nas relações de consumo e no serviço público. A iniciativa contra a intolerância, no entanto, encontra resistência entre alguns membros da bancada evangélica no Congresso.

COMPATILHAR: