Cidades do interior de Minas vão receber, no próximo ano, 105 novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Dos 230 municípios mineiros que enviaram à Secretaria de Estado de Saúde (SES) projetos mostrando as necessidades em termos de atenção básica de saúde, 105 já têm a obra e a liberação de recurso aprovadas para o início de 2013.

Cerca de R$ 112,4 milhões serão liberados pelo Estado para construir todas as UBSs, uma em cada cidade, com obra guiadas por 12 subprojetos padrões, desenvolvidos pela SES, de acordo com o secretário Antônio Jorge.
Em um levantamento que fizemos, constamos que em algumas cidades, ainda há equipes de saúde da família trabalhando em casas alugadas. Então, é preciso melhorar as condições de trabalho dos profissionais e de atendimento aos cidadãos. Daí a padronização, disse.

O secretário explicou também que, com o projeto padrão, as prefeituras não irão gastar tempo para elaborar o projeto, já que vão licitar apenas a empresa que irá fazer a obra. A expectativa da secretaria é que a partir da padronização, a obra leve no máximo 120 dias para ser concluída.

Em fevereiro de 2013, o governo pretende lançar o edital para o segundo lote de UBSs, para permitir que outras cidades enviem projetos. Municípios já contemplados poderão solicitar novas unidades.
A previsão é que as UBSs desse novo lote comecem a ser feitas em junho de 2013.

Comentários
COMPATILHAR: