O Governo de Minas vai investir cerca de R$10 milhões para combater a obesidade na adolescência. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ) lançam nesta quinta-feira (20), o programa ?Geração Saúde?. Por meio do programa serão desenvolvidas ações voltadas para a melhoria da saúde e qualidade de vida de adolescentes na faixa etária de 15 a 19 anos com sobrepeso.
O foco principal do programa é a mudança de hábito, promovendo o aumento da prática de atividades físicas com profissionais de educação física, em academias credenciadas pelo Governo de Minas, com acompanhamento pelas equipes do Programa Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
Além serão potencializadas as ações das Equipes de Saúde da Família (ESF) do município, para ajudar a estimular mudança de hábitos, promovendo a melhoria da qualidade de vida por meio de um estilo de vida mais saudável.
Serão investidos cerca de R$10 milhões para a implantação do programa e os jovens participantes receberão orientação nutricional e de atividades físicas visando diminuir as consequências que esse sobrepeso pode causar.
De acordo com o Ministério da Saúde, as doenças como diabetes, hipertensão, câncer e doenças cardiovasculares constituem um grave problema de saúde pública. As doenças crônicas são as principais responsáveis pela mortalidade no mundo, representando 60% de todas as mortes e nas últimas décadas tornaram-se as principais causas de óbito e incapacidade prematura.

COMPATILHAR: