Tem tempo que o Google anda passos a frente da Microsoft quando o assunto é internet. E quando o gigante da pesquisa e publicidade resolveu criar aplicativos online (programinhas que rodam nos navegadores) que competem com o Word, Office e Powerpoint, o bicho pegou. Depois de tentar comprar o Yahoo para fazer frente ao adversário, agora eles estão apostando no santo da casa.
Gracinha do pessoal do Vale do Silício com o dono da Microsoft: será que a Microsoft veria melhor com óculos desses?
A solução da empresa de Bill Gates foi lançar um megaplano para juntar todos seus programas e serviços e transformar essa coisa resultante num concorrente de peso para o Google Docs e Google Apps, que permitem que você escreva e compartilhe textos na internet, sem precisar de um programa específico instalado na máquina, entre outras coisas.
A reunião da Microsoft ganhou o nome de Albany. Ela vai juntar o Office Live Workspaces que armazena e compartilha arquivos criados com o Office; o Windows Live OneCare, que traz soluções de segurança; e os serviços do Windows Live como o Windows Live Messenger (antigo MSN) e o Windows Live Writer, programa que tem de ser instalado e se comunica com o site de blogs da Microsoft.
Para quem acompanha os lançamentos das duas empresas fica difícil de acreditar que a Microsoft faça frente ao Google em serviços online. A prova está na declaração do executivo da empresa de Bill Gates, ouvido pela revista americana PC Magazine. Eventualmente, ofereceremos uma versão do Office online, prevê. Enquanto eles pensam no assunto, o Google já fez.
Mais um ponto:
O Google deixou de ser apenas uma página para fazer pesquisas na internet a muito tempo. Vende muita publicidade, aqueles links de propaganda que você vê na maioria dos blogs e de outros sites são feitos por ele, e oferece bons programinhas para se usar na internet ou para baixar e usar no computador.
E a Microsoft não tem gostado nada disso. Quando estava sem muita concorrência, a gigante que produz o Windows e o Office, deixou a internet de lado, com programas e serviços pouco funcionais e inseguros. Enquanto o Hotmail oferecia ao usuário míseros 20 MB de espaço para mensagens, o Gmail, do Google, chegou com 2GB. Isso, leitor, são mil vezes mais lugar pra guardar e-mail.

COMPATILHAR: