Depois de tanto trabalhar, eles curtem a vida como podem. A maioria dos aposentados no Brasil depende do benefício da previdência, que quase sempre não é suficiente. Para continuar recebendo o pagamento, eles ainda têm que provar que estão vivos. Mas por quê?
?Toda vez que a gente tem uma fraude, alguém que tem direito pode ser lesado e alguém que não tem está recebendo?, aponta o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Mauro Hauschild. ?Nós é que temos que receber, e não quem já morreu?, critica um aposentado.
Para tentar diminuir o número de fraudes e aumentar a segurança do sistema, o INSS baixou uma norma tornando obrigatório o recadastramento uma vez por ano. Quem vai estabelecer quando isso deverá ser feito é o banco onde o aposentado ou o pensionista recebe o seu beneficio.
?Ele não vai receber uma convocação especial. No momento em que ele for sacar o seu benefício, na sua agência bancária, é o momento em que ele vai ser chamado a fazer a prova de vida para comprovar que ele está vivo e que ele é o titular daquele beneficio?, afirma Walter Faria, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
O recadastramento também é obrigatório para os procuradores, que representam os aposentados que não podem ir ao banco. ?Eu acho certo, porque tem muita gente que fica recebendo no lugar dos aposentados?, ressalta a aposentada Deuride Silva. ?Nós que nos comportamos como devemos queremos que isso seja geral. Acho muito justo. Dá um pouquinho de trabalho, mas é justo?, elogia a aposentada Cledy Porlan.

COMPATILHAR: