O pacto foi assinado pelo governador Aécio Neves nesta terça-feira (4), no Palácio das Artes. A campanha está sendo lançada pela ONG State of the World Forum, durante a abertura da Conferência Preparatória para a Convenção Mundial sobre Mudanças Climáticas, que acontece em Belo Horizonte até a próxima sexta-feira (7).
Segundo informações do governo de Minas, durante a conferência que ocorre em Belo Horizonte, serão realizadas sessões de trabalho com a participação de 160 ambientalistas e cientistas de 20 países. Esse é o ponto de partida para uma campanha mundial, a qual visa conscientizar as pessoas, empresas e governos sobre as mudanças climáticas. A convenção mundial sobre o tema acontecerá em fevereiro de 2010, em Washington.
Em seu pronunciamento, o governador Aécio Neves ressaltou: ?Precisamos reconhecer que cada um de nós tem a sua própria responsabilidade nesse processo e precisamos parar de delegá-la a outros, sejam eles governantes, especialistas ou organismos internacionais. Precisamos parar de transferir responsabilidade e começarmos a exercê-la, individualmente, coletivamente, cotidianamente? .
Políticas Públicas
Minas Gerais foi escolhida para sediar a conferência e o lançamento da campanha por já desenvolver políticas ambientais que reduzem o impacto da emissão de gases poluentes.
Como enfatiza o governo estadual, Minas apresenta resultados significativos com a queda do desmatamento, o aumento das áreas verdes protegidas, tratamento adequado ao lixo e recuperação da qualidade das águas das bacias hidrográficas do Estado. Além disso se destaca com a instalação da Câmara de Energia e Mudanças Climáticas e com a Lei Estadual de Resíduos Sólidos, considerada um marco legal no Brasil.
No ano passado, Minas criou o primeiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, mapeando os principais segmentos produtivos, de acordo com a metodologia sugerida pelo Painel Intergovernamental de Mudança do Clima, como destaca o governador. Aécio Neves disse ainda que espera mais iniciativas com relação à redução na emissão de gases no Brasil, por iniciativa do governo federal.
Encontro
Para o presidente do State of the World Forum, Jim Garrison, a adesão de governos municipais, estaduais e federais à proposta de reduzir em 80% as emissões até 2020 é fundamental para evitar o aumento na tempera média do planeta. Antes, a proposta era reduzir as emissões até 2050. ?Essa é uma oportunidade para cientistas e ambientalistas olharem para o problema porque 2050 será muito tarde. O que nós precisamos agora são de lideranças climáticas em toda família, comunidade, cidade, empresa. Somos todos responsáveis pelo aquecimento global? , salientou Garrison.
Entre as propostas defendidas pela ONG estão a redução da dependência dos combustíveis fósseis, implementação de eficiência energética, criação e utilização de tecnologias limpas, desenvolvimento de energias renováveis, limpeza dos sistemas naturais, criação de estilos de vida sustentáveis e criação de uma cultura de crescimento sustentável.
No Brasil, uma campanha de educação pública sobre aquecimento global começa a ser veiculada pelas Organizações Globo. Durante a abertura desta terça-feira, o vice-presidente das Organizações Globo e presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, apresentou as peças que serão veiculadas.

COMPATILHAR: