O Itambé Minas é campeão Superliga Feminina 2021/2022. Na noite desta sexta-feira (29), em Brasília, o time de Belo Horizonte bateu o Dentil Praia Clube por 3 a 1 (26/24, 18/25, 25/15 e 25/17) na segunda partida da série final e conquistou a competição pela quinta vez, sendo a terceira consecutiva.

Apesar de encontrar dificuldades com a agressividade do saque adversário em alguns momentos do jogo, o time minastenista contou com grandes atuações individuais.

Destaque para a ponteira Neriman Oszoy, para a jovem oposta Kisy e para a craque Thaisa, que foram as principais armas da levantadora Macris no ataque. A turca também teve grande atuação no fundo de quadra.

Do lado do Praia, o técnico Paulo Coco mexeu na equipe e tentou de tudo para forçar a realização da terceira partida, mas a noite era mesmo azul. O time de Belo Horizonte, comandado pelo técnico Nicola Negro, demonstrou que vive a melhor fase justamente na parte mais decisiva da temporada, já que perdeu para o maior rival nas duas partidas da fase classificatória.

A final totalmente mineira mostra a força do vôlei do estado, principalmente entre as mulheres. As últimas três decisões, todas vencidas pelo Minas, foram contra a equipe de Uberlândia, que renovou o contrato com as principais peças do elenco para tentar ficar com a taça em 2022/2023.

Agora, os dois melhores times do Brasil se encontram novamente no Campeonato Sul-Americano, que será disputado em Uberlândia entre os dias 06 e 10 de maio. As anfitriãs são as atuais campeãs do torneio, superando justamente as minastenistas na final da última edição, que deve ser reeditada.

O jogo

O início de jogo foi perfeito para o Praia Clube. Forçando o saque na ponteira Pri Daroit, o time de Uberlândia conseguiu complicar a virada de bola adversária. Enquanto isso, o aproveitamento no ataque da equipe de Paulo Coco funcionou bem até o 10º ponto, quando o Minas se encontrou em quadra e empatou a partida em 12 a 12 após um grande ponto.

A partir deste momento, os dois times se alternaram no placar em um jogo disputado em alto nível. O time aurinegro conseguiu fazer 23 a 20, mas apareceram o saque e bloqueio do Minas, que levou a primeira parcial em 26 a 24 após ataque de Neriman Oszoy, que coroou a grande atuação da turca.

Atrás no confronto e também na segunda partida, o técnico Paulo Coco arriscou e começou o segundo set com Tainara no lugar de Anne, que não estava bem. Com maior potência no ataque, o Praia conseguiu comandar o placar e conseguiu abrir 17 a 12. Enquanto isso, Macris teve dificuldade para colocar as centrais no jogo. Sem maiores dificuldades, o time de Uberlândia venceu o segundo set com 25 a 18.

A terceira parcial começou com Macris distribuindo o jogo de maneira mais uniforme e colocando todas as atacantes no jogo. Com isso, o aproveitamento cresceu e o Minas abriu vantagem no marcador, fazendo 7 a 3. Neriman Oszoy voltou a ser o grande nome da partida, ajudando a equipe de Belo Horizonte a ser dominante e ficar a apenas um set do título, fechando a parcial em 25 a 15.

Para conquistar o terceiro título consecutivo, o Minas começou o terceiro set não deixando o Praia respirar. Com o jogo adversário marcado, o bloqueio azul apareceu, principalmente com Kisy e Thaisa. No fundo de quadra, Oszoy defendeu quase tudo quando a bola passou pelo bloqueio. Mesmo com toda luta do time aurinegro, o time minastenista se mostrou superior e frio para fechar a partida e vencer o título com 25 a xx

Praia Clube: Claudinha, Brayelin Martínez, Carol, Jineiry Martínez, Anne (Tainara) e Kasiely
Minas: Macris, Kisy, Carol Gattaz, Thaisa, Pri Daroit e Oszoy.

Fonte: Itatiaia

Comentários
COMPATILHAR: