Minas Gerais é o segundo Estado que mais cresceu no volume de atividades turísticas no mês de abril, atrás apenas da Bahia (30%) e à frente de Paraná (11,3) e São Paulo (2,3%), segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No geral, o turismo brasileiro continua com alta em seus indicadores. Em abril de 2024, o índice apontou uma expansão de 4,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

No acumulado dos últimos 12 meses, o turismo registra ganho de 2,4%. A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) é realizada em 12 Estados da federação. Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, a diversidade da paisagem de Minas tem sido a grande protagonista do turismo. “Diversificação de produtos é meta para continuarmos crescendo. Bahia e Minas na liderança têm um gosto bem especial”, destaca.

A 37ª taxa positiva seguida foi impulsionada, principalmente, pelo aumento na receita de empresas que atuam nos ramos de transporte aéreo de passageiros, serviços de bufê, hotéis, locação de automóveis e agências de viagens. No primeiro quadrimestre de 2024, o acumulado mostra uma expansão de 1,4% em comparação ao mesmo período do ano passado. Já com relação a março deste ano, o crescimento é de 2,3%. Com isso, o segmento de turismo se encontra 4,7% acima do patamar de fevereiro de 2020, mês anterior ao início da pandemia de covid-19.

O destaque está no aumento do volume de transporte de passageiros, que em abril de 2024 cresceu 9,9% em comparação com o mesmo mês de 2023. Em relação a março deste ano, o aumento foi de 10,2%. Dessa forma, o segmento se encontra, no quarto mês do ano, 3,2% acima do nível pré-pandemia.

Fonte: O Tempo

 

COMPATILHAR: