Para quem quer aproveitar feriados prolongados ao longo do ano, Minas Gerais tem várias opções. Especialmente no Carnaval, o turista pode contar com alternativas que vão desde a folia das cidades históricas ao sossego dos hotéis fazenda. Em todas as regiões do Estado, o visitante pode escolher a melhor opção para os dias de folga, com a certeza de que terá à disposição gastronomia farta, paisagens exuberantes e histórias encantadoras para conhecer. A animação está garantida durante os cinco dias das festividades do Momo.
Para o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, o Carnaval promove o desenvolvimento turístico e a geração de emprego e renda aos municípios mineiros. ?Grandes eventos como este fomentam o comércio, movimentam a rede hoteleira, os restaurantes, os bares e estimulam o setor de prestação de serviços?, revela. O secretário afirma ainda que ?em quaisquer dos segmentos turísticos, seja natureza e aventura, cultura e história ou romance e bem estar, o visitante se sente em casa. O mineiro sabe como ninguém receber seus visitantes? . A Secretaria de Estado de Turismo preparou algumas dicas para o visitante que quer curtir a folia mineira.
Folia histórica
O projeto Carnaval das Cidades Históricas, lançado em janeiro, está em sua terceira edição. Sabará, Mariana, Ouro Preto, Tiradentes, São João Del Rei e Diamantina se unem mais uma vez para promover um Carnaval à moda antiga. Este ano, os municípios esperam aumentar a taxa de ocupação hoteleira, que registrou taxas de 90% nos anos anteriores.
Agostinho Patrus Filho explica que o carnaval das cidades históricas prioriza desfiles de blocos caricatos, marchinhas carnavalescas, shows com artistas locais e manifestações artísticas peculiares a cada município. ?A festa faz um resgate às tradições mineiras. Foliões de todas as idades vêm de várias regiões do país para vivenciar a folia momesca com segurança, conforto e ainda desfrutar do cenário histórico, artístico e cultural que essas cidades oferecem?, afirma.
Badalação
Consolidado como um dos carnavais mais badalados do estado, o carnaval de Pompéu, que fica a 170 km de Belo Horizonte, é organizado em parceria entre a prefeitura e o bloco Reduto. A brincadeira de amigos entrou para o calendário de eventos da cidade e recebe cerca de 40 mil foliões no feriado prolongado. O organizador da festa, Reinaldo Valadares, adianta que ?o lema é 120 horas de curtição em cinco dias. A festa do bloco começa às cinco da tarde e vai até a manhã do dia seguinte? , adianta. A programação do Carnaval em Pompéu conta com boate, trios elétricos e shows com famosas bandas e duplas sertanejas.
No Sul do Estado, a badalação tem endereço certo, o município de Capitólio. A prefeitura municipal calcula receber aproximadamente 40 mil visitantes nos cinco dias de Carnaval. A secretária de Turismo, Fabiana Melo, diz que ?a procura pelos meios de hospedagem é grande neste período. Por isto, aconselhamos que o visitante se informe no Centro de Informação ao Turista sobre a capacidade da rede hoteleira da região? , aconselha. O telefone é o (37) 3373-1977. A dica é alternar a folia noturna o descanso durante o dia. A região é rica em atrativos naturais, como as cachoeiras Lagoa Azul, Lobo, Trilha do Sol e os passeios náuticos.
Brincabelô
A Prefeitura de Belo Horizonte está investindo cerca de R$ 1,5 milhão para atrair um público estimado em 350 mil pessoas durante a Folia do Momo em 2011. A novidade é que, a partir deste ano, a festa acontece no Boulevard Arrudas. O Desfile das Escolas de Samba acontecerá na avenida dos Andradas, no trecho entre os viadutos Santa Tereza e Floresta, bem no coração da cidade.
Além dos desfiles de samba, o público poderá participar de aproximadamente 60 eventos, entre bailes infantil, adulto e 3ª idade, shows, concursos de fantasias, homenagens aos sambistas e blocos caricatos.
Tranquilidade
Lavras Novas, Milho Verde, Carrancas, Santana do Riacho, Santana dos Montes. Esses são apenas cinco dos inúmeros destinos mineiros que aliam descanso e tranquilidade para quem não quer nem chegar perto da folia. Seja num hotel fazenda, numa pousada cercada pelas belezas naturais dos Parques Estaduais e Nacionais, como a Serra do Canastra, Pico do Itacolomi, Serra do Cipó, dentre outros, o visitante que optar pela tranquilidade tem em Minas Gerais destino certeiro.
Folia na Região Central
A prefeitura de Nova Era, localizada na região Central do Estado, organizou a festa em dois temas: Folia Geral e MPB. O primeiro será na avenida Copacabana, com shows de DJ?s e bateria de Escola de Samba. Já na rua Governador Valadares, o bloco Boca de Gole divide espaço com apresentações de bandas de MPB. Toda a programação é gratuita.
A advogada belo-horizontina, Junia Mara do Vale, vai passar o feriado em Nova Era pelo quinto ano consecutivo. Ela diz que a receptividade dos novaerenses e a tranquilidade da cidade são os diferenciais. ?O acolhimento das pessoas é muito especial, eles te recebem com muito carinho e respeito. A cidade também oferece excelente estrutura para curtir a festa. Todos os anos levo a minha filha, de sete anos, que se esbalda no desfile dos Blocos caricatos. Eu recomendo? , elogia.

COMPATILHAR: