Elaborado pela Organização para a cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o documento aponta o Brasil como um dos três países que mais evoluíram em educação na ultima década. Minas Gerais é um dos estados que alavancou esse crescimento, conquistando o primeiro lugar entre os estados do Sudeste e o quarto nacional.
A prova do Pisa analisa os crescimentos dos estudantes de todos os estados brasileiros nas áreas de ciências, leitura e matemática. No relatório divulgado na terça-feira, o Brasil conseguiu uma média de 33 pontos, maior que a média obtida no ano de 2000 e ficou com 401 pontos. O estado de Minas Gerais ficou bem acima da média nacional, com 422; no ranking dos estados brasileiros só fica atrás do Distrito Federal, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. ?Minas Gerais, ao contrário dos estados do sul que são bastante homogêneos, é um Estado com muitas diferenças regionais e mesmo assim o nosso estado está sempre muito bem colocado nas avaliações. O resultado do Pisa, é compatível com os bons resultados que temos nas avaliações nacionais?, explica a secretária de Estado de Educação, Vanessa Guimarães Pinto.
O Pisa é realizado de três em três anos. Entre 2006 e 2009, Minas Gerais conseguiu um salto significativo. Em leitura, o estado passou de 413 para 431 pontos; em matemática, de 386 para 408; e em ciências, de 406 para 429. Esses resultados fizeram com que a média de Minas Gerais subisse de 401 para 422 em apenas três anos. Segundo Vanessa Guimarães, Minas Gerais pode e deve contribuir para o crescimento da média do Brasil na avaliação. ?A meta de crescimento do país para 2012 é alcançar a média de 417 pontos. Minas Gerais já superou esse patamar, mas precisa continuar crescendo de forma sólida para ajudar a alavancar a meta nacional?, analisa a secretária

COMPATILHAR: