Com as temperaturas mais baixas no Estado é comum o aumento nos casos do número de gripes registrados. Podendo ser causada pelos vírus A, B ou C, os que têm mais incidência nesses períodos são os tipos A e B, coincidentemente os que merecem maior atenção.

Esses tipos de vírus são os responsáveis por doenças respiratórias com duração de mais de quatro semanas, e com maior taxa de hospitalização e morte por pneumonia.

Nesse caso, foram notificados, em Minas Gerais, 3.272 casos de doenças respiratórias graves, sendo 1.592 delas com amostras coletadas. Desses casos, 269 (16,9%) foram classificados por Influenza e os outros 22 (1,4%) com outros vírus. Dos relacionados à Influenza, 255 foram diagnosticados com Influenza A e 11 com Influenza B. Nos diagnósticos de Influenza A, o subtipo A (H1N1)pdm09 era o de maior número, com 163 pessoas atingidas e outras 94 com subtipo não subtipado.

Logo, no Estado, foram registrados 332 casos de óbito por doenças respiratórias, sendo, dos 269 deles diagnosticados com o Influenza A, 68 casos de óbito. Por Influenza B, apenas dois foram registrados.

 

Fonte: Hoje em Dia ||

COMPATILHAR: