Minas Gerais já recebeu 50% da remessa de 400 mil doses de vacina contra a meningite solicitadas ao Ministério da Saúde.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), o Estado recebeu mais um carregamento de 100 mil unidades, nessa quarta-feira (3). O restante da remessa deve chegar à Minas nesta quinta (4).

Segundo o órgão, as doses serão distribuídas de acordo com a demanda dos municípios, que devem solicitar o número necessário dos imunizantes para a Unidade Regional de Saúde de referência. Segundo a SES, as doses foram entregues na Central Estadual de Rede de Frio para conferência e armazenamento adequado.

“As doses serão distribuídas para o atendimento da vacinação de rotina, seguindo as orientações do Calendário Nacional de Vacinação, e o atendimento ao público ampliado acontecerá de acordo com a disponibilidade de doses e o consequente envio dos imunizantes por parte do Governo Federal”, informou.

Segundo o governo de Minas, mais de 1,1 milhão de doses da vacina já foram aplicadas no Estado. “É importante salientar que para fins de cobertura vacinal não é considerado o público ampliado e, sim, a população que na rotina tem direito à vacina”, explica, em nota.

De acordo com o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações – SIPNI, de 2022, a cobertura vacinal em crianças menores de 1 ano de idade está em 82,95% e nas crianças de 1 ano de idade, em 80,13%. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95%.

Ampliação
Na última semana, a SES-MG ampliou o prazo para a vacinação contra a meningite C no Estado até o dia 30 de julho para todos os mineiros que tenham 16 anos de idade ou mais, e ainda não se imunizaram contra a doença.
O imunizante já é disponibilizado também na rotina de vacinação infantil estabelecida pelo Calendário Nacional de Vacinação. O esquema primário é composto por duas doses que devem ser administradas aos 3 e 5 meses de vida.

A dose de reforço deve ser aplicada, preferencialmente, aos 12 meses, seguindo a orientação do Programa Nacional de Imunizações. Crianças que por algum motivo não receberam as doses nas idades indicadas poderão ser vacinadas até os 4 anos, 11 meses e 29 dias, conforme instrução do Ministério da Saúde.

A orientação é que as pessoas procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima para avaliação do cartão de vacina. O imunizante é gratuito, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Fonte: Hoje em Dia

COMPATILHAR: