A Copa das Confederações, que começa neste sábado, vai atrair milhares de turistas às seis cidades-sede que receberão os jogos das seleções participantes. Com o objetivo de oferecer ao visitante de Belo Horizonte um diferencial de comodidade e economia na visita aos atrativos turísticos, a partir de amanhã os turistas e os mineiros passam a contar com um cartão para facilitar o acesso a locais como igrejas e museus e garantir descontos e benefícios aos usuários.

O cartão pode ser adquirido pela internet e pago com cartão de crédito. Cada Minaspass custa R$ 50 para a visitação e será aceito em locais turísticos e localidades num raio de até 150 quilômetros a partir da capital.

Estudantes e idosos pagam metade do valor e os interessados em incluir o serviço de conexão ao aeroporto de Confins terão acréscimo de R$ 42 no preço inicial. A retirada do cartão pode ser feita em qualquer atração turística com a apresentação do voucher emitido no ato da compra no site www.minasgerais.com.br.

O objetivo do passaporte turístico de Minas é facilitar o acesso a produtos e serviços turísticos. A ferramenta também visa fomentar o trabalho em rede de empresas ligadas aos segmentos de negócios e eventos, além de estimular a ampliação da permanência do visitante e aumento da renda gerada durante sua estada.

O secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus, detalhou o funcionamento da ferramenta que, segundo ele, é inédita no Brasil. Ele explicou que a vantagem competitiva do MinasPass é fornecer ao turista, por meio de um único passaporte, acesso a vários atrativos turísticos, além de benefícios e descontos nos serviços oferecidos em Belo Horizonte e em localidades situadas a um raio de 150 quilômetros da capital, como Ouro Preto, Mariana e Rio Acima.

?É uma ideia que vem ao Brasil pela primeira vez, mas que a gente pode expandir, no futuro, para outras cidades. Nós esperamos vender, durante a Copa das Confederações, cerca de 10 mil passaportes?, afirmou Agostinho Patrus, dizendo que o objetivo é também agregar o serviço, oferecendo a descontos para as pessoas.

Os atrativos turísticos disponíveis são: Museu de Artes e Ofícios, Igreja São Francisco de Assis (Pampulha), Museu de Ciências Naturais da PUC, Museu das Minas e do Metal, Jardim Zoo-Botânico e Aquário da Bacia do Rio São Francisco, em Belo Horizonte; Museu do Oratório e Parque Estadual do Itacolomi, em Ouro Preto/Mariana; Igreja Nossa Senhora da Conceição, Igrejinha do Ó, em Sabará; Vale Verde, em Betim; Instituto de Arte Contemporânea Inhotim, em Brumadinho; Museu Peter Lund e Gruta da Lapinha, em Lagoa Santa; e Trem Turístico das Cachoeiras, em Rio Acima.

COMPATILHAR: