Formiga

Preço do etanol começa a ser mais competitivo do que o da gasolina em BH

Depois de quase três anos relegado a segundo plano, o etanol aos poucos volta a ter preço competitivo nas bombas dos postos de Belo Horizonte. O início da safra da cana-de-açúcar tem possibilitado uma acelerada redução dos preços dos combustíveis e, passados 32 meses, surgem os primeiros postos onde é vantajoso optar pelo álcool ? se considerado o cálculo de competitividade que diz que o valor do litro do etanol deve representar 70% do da gasolina. E mais: a queda tem induzido também à diminuição dos valores da gasolina.

O Estado de Minas percorreu 10 revendas na capital mineira. Em três deles ? Posto Pica-Pau, na Avenida Tereza Cristina; Posto Niquelina, na rua de mesmo nome; e Posto do Papai, na Rua Flávio dos Santos ?, a melhor alternativa era encher o tanque do veículo com álcool, efeito que teve início na segunda-feira. De lá para cá, é possível notar o aumento do consumo do etanol. Mesmo sem informações claras, os consumidores têm usado a calculadora e substituído a gasolina. Antes mesmo de o gerente de operações do Posto Niquelina estampar uma placa mostrando os novos números, o consumo do álcool mais que dobrou. O produto é a melhor alternativa desde quarta-feira e foi imediata a mudança. A demanda passou de 700 litros por dia para 1,5 mil litros. ?Estamos com fila de espera fora do horário de pico, o que é explicado pelo aumento também do consumo de gasolina?, afirma Alexandre Silva.

O supervisor operacional Paulo Roberto de Oliveira foi um dos que preferiram o combustível verde. Ele não titubeou depois de saber que o produto era mais vantajoso. ?Para viajar, o álcool é melhor. O carro desenvolve mais, porém só vale a pena se a diferença (de preço) é boa?, afirma.

Não à toa, o consumo do combustível no país teve aumento de 23% nos três primeiros meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento feito pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) com números da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Isso resulta em mudança na trajetória dos números, que vinham recuando desde 2009, principalmente devido às seguidas quedas na produção. Tanto que, desde agosto de 2010, a gasolina é a melhor opção.

O avanço deve ser ainda maior caso mais postos passem a ofertar o etanol mais barato que a gasolina, fazendo com que o consumidor volte a ter familiaridade com o produto. Segundo o diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo do Estado de Minas Gerais (Minaspetro), Carlos Guimarães, a procura por etanol ainda se restringe aos poucos postos que têm proporção inferior a 70%. ?Mesmo nesses postos, a proporção ainda está muito perto de 70%. Na hora que estiver generalizado, será possível sentir melhor a competição?, afirma. O preço é o fator preponderante para os consumidores na hora de escolher o combustível. O chefe de pista do Posto Pica-Pau, Valdinei Pereira, afirma que a proporção é vantajosa desde segunda-feira e bastou isso para que a procura pelo etanol crescesse. Lá, o litro do produto é encontrado por R$ 1,797.