Crianças de 6 meses a dois anos, 11 meses e 29 dias, sem comorbidades podem ser vacinadas contra Covid-19 em Minas Gerais, definiu a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). A ampliação vale a partir desta segunda-feira (19), e cabe a cada município iniciar a imunização conforme o estoque de doses disponível.

Até então, a vacinação na faixa-etária estava autorizada apenas para o público com comorbidades. Segundo a pasta estadual, a decisão tem objetivo de evitar a perda de doses. Apesar da liberação para as cidades convocarem o grupo, não há previsão de novo repasse de doses por parte do Ministério da Saúde.

“Desse modo, é fundamental que as prefeituras realizem o planejamento e execução da vacinação, considerando apenas as vacinas que dispõe atualmente”, afirmou a SES-MG em nota.

Para vacinação da faixa-etária é usado o imunizante da farmacêutica norte-americana Pfizer. O esquema vacinal é composto por três doses: as duas primeiras com quatro semanas de intervalo, e a terceira oito semanas depois da segunda.

A ampliação deve ocorrer, conforme a SES-MG, de maneira que sejam separadas as doses necessárias para completar o esquema vacinal de todas as crianças que iniciarem a imunização.

Fonte: O Tempo

COMPATILHAR: