Está de volta a Formiga o Minas Olímpica Nova Geração, programa do governo estadual que visa a inserção social de crianças e adolescentes por meio do esporte, visando torná-los menos vulneráveis socialmente, ampliando sua formação integral e garantindo seu acesso à práticas esportivas, pedagógicas, lúdicas, de promoção à saúde e complementação nutricional.
O programa estava interrompido na cidade porque o convênio havia vencido e, agora, foi renovado. Com isso, 105 crianças e adolescentes, de 5 a 15 anos de idade, poderão participar e terão, além de reforço alimentar, diversas atividades. Como ressalta o coordenador do Setor de Esportes da Prefeitura, Samuel Nogueira, o eixo norteador é o esporte, mas existem outros pilares, como a saúde, atividades culturais e pedagógicas, dentre outras ações.
Estarão envolvidos no programa um coordenador e três monitores. Eles estão participando de uma capacitação em Passos. As atividades começarão na próxima semana, o dia ainda não foi definido e será divulgado posteriormente.
O núcleo do Minas Olímpica Nova Geração será na quadra do bairro Água Vermelha, mas podem participar interessados de todos os bairros da cidade. As inscrições serão feitas no próprio local e são gratuitas. Uma das exigências é que a criança ou adolescente esteja matriculado em uma instituição de ensino. Os participantes que estudam pela manhã irão frequentar o programa à tarde e vice versa.
O Minas Olímpica Nova Geração é um programa que promove e defende os direitos fundamentais das novas gerações, consolidando políticas públicas de formação de jovens e contribuindo, efetivamente, na articulação de uma rede de entidades parceiras, com atuação na área de desenvolvimento pessoal e social dos participantes.

COMPATILHAR: