A cada semana, pelo menos um caso de abandono de incapaz é registrado em Minas. Entre janeiro e maio deste ano, 23 bebês menores de 1 ano foram largados pelos próprios pais ou responsáveis em situações de risco. Ontem, o ato de covardia resultou na morte de uma bebê de 9 meses, após incêndio em uma casa em Pirapora, no Norte do Estado.

A menina morreu carbonizada. A mãe teria deixado a criança com os irmãos e foi para um bar com uma amiga, segundo informações do boletim de ocorrência da Polícia Militar. Vizinhos acionaram o Corpo de Bombeiros após sentirem um cheiro de fumaça vindo da residência. As chamas começaram em um dos quarto e rapidamente se alastraram. As causas do incêndio não foram informadas.

Segundo a PM, testemunhas disseram que a mãe “tem o costume” de sair de casa e deixar os filhos, todos menores de idade, sozinhos. A mulher chegou ao local após o corpo ser encontrado pelos militares. Ela estava nervosa e precisou ser contida pelos policiais.

Em conversa com os agentes, disse que saiu de casa para ir ao supermercado, mas acabou parando em um bar com uma amiga. Ela só voltou após receber uma ligação informando sobre o incêndio. A mulher foi presa em flagrante por abandono de incapaz.

Quem comete o crime pode pegar três anos de cadeia – fora os agravantes, como nesse caso que terminou com uma morte.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sejusp), que forneceu os dados dos delitos deste ano, destaca que na conta não estão apenas os casos “definitivos de abandono”. Deixar uma criança sem alimentação, um bebê em um carro ou sair de casa por um curto período, mas deixando a criança sozinha e exposta a riscos, são configurados como abandono de incapaz.

* Com informações de Pedro Faria

 

Fonte: Hoje em Dia

 

COMPATILHAR: