Treinos noturnos, depois de um dia cansativo de trabalho. Dinheiro da passagem saindo do próprio bolso. Lanche somente se, por sorte, os organizadores do evento oferecerem. Vestiários pequenos, às vezes divididos, e arquibancadas quase vazias. O triste cenário é a realidade de inúmeros clubes de futebol feminino pelo Brasil ? e na região metropolitana de Belo Horizonte. Sem apoio, visibilidade e investimento, o esporte agoniza no amadorismo pelo Estado.

A menos de um mês do início do Campeonato Mineiro, que começa no dia 28 deste mês, os times fazem o que podem para se preparar para a disputa, que dá uma vaga na Copa do Brasil, competição em que, enfim, há mais visibilidade, e alguns custos são cobertos pela organização, de responsabilidade da CBF. Mas para a maioria das mineiras é apenas um sonho: em 2014, apenas o Neves FC conseguiu ir, mas parou nas oitavas.
Desde que o Atlético fechou as portas para a modalidade, em janeiro de 2013, Minas Gerais não tem nenhuma equipe profissional no feminino. Às jogadoras, sem aviso prévio, coube apenas o desabafo e o pedido público por ajuda. ?Só amor mesmo para continuar sustentando esse sonho e ter que aguentar muita humilhação?, lamentou a goleira Dida, campeã mineira com o Galo.
A Federação Mineira de Futebol (FMF) afirma que faz o que pode no Estadual, mas empurra a culpa para os clubes profissionais de futebol. ?A gente tenta fazer o que pode, porque seria esse investimento (organizar o Mineiro). Mais que isso, seria uma questão de os clubes, os grandes da capital, investirem no futebol feminino?, afirma Bernardo Henrique Maciel Fiorini, do departamento técnico de futebol da FMF.
Com tanta escassez de oportunidades, o recurso é deixar família, estudos e emprego para tentar o sonho. Espelhadas em Marta, as mineiras rumam a São Paulo, onde equipes organizadas, como a Ferroviária, de Araraquara, têm condições de manter as atletas. É onde o futebol vira celeiro de quem quer chegar à seleção.

Principal time de Minas investe na base e quer novo título Estadual

Atual campeão mineiro, o Neves FC, fundado em 2013, já se prepara para a competição deste ano. Sob o comando de Wellison Bittencourt, ex-treinador do Atlético, o clube fará amistosos e uma preparação intensa para se tornar a única equipe, fora o Galo, a vencer o Estadual mais de uma vez.

Visando a um projeto duradouro, o clube também realizou no sábado (6) uma peneirada para dar início aos trabalhos de categoria de base. Atletas de Ribeirão das Neves, Esmeralda, Contagem e até Belo Horizonte, com idades entre 10 e 17 anos, estiveram no estádio municipal da cidade e participaram do teste.

Quem se destacar pode ganhar uma chance de disputar a Copa do Brasil, caso a equipe volte a vencer o Mineiro.

COMPATILHAR: