O novo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro (PMDB-RS), disse ontem que, apesar de assumir o posto em substituição a Wagner Rossi, não pretende fazer nenhuma faxina. Rossi pediu demissão após várias denúncias de irregularidades atingirem a Agricultura. Para o novo ministro, quem faz investigação é a Polícia Federal. Mendes brincou: faxina? Estou chegando agora e meu negócio é agricultura.
Ele afirmou que conversará hoje com Dilma para definir os primeiros passos. Mendes Ribeiro conversou pela manhã, por telefone, com a presidente, que o convidou para o cargo e o instruiu a se reunir com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. A Casa Civil emitiu uma nota anunciando o ministro por orientação de Dilma. A posse deverá ocorrer na segunda-feira.
Ao ser perguntado se pretende fazer mudanças na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), onde começaram as denúncias de irregularidades, Mendes Ribeiro esquivou-se. Estou chegando. Se eu chego pretendendo, no mínimo vocês vão duvidar do que eu possa fazer, afirmou. Ele ressaltou que sua prioridade na pasta é ouvir, ouvir, ouvir.
Mendes Ribeiro disse que pretende conversar muito com seu antecessor, a quem diz admirar. Ele fez um extraordinário trabalho, elogiou. O novo ministro, que era o líder do governo no Congresso, afirmou que ficou sensibilizado com o apoio que recebeu de seu partido.
Quem assume seu lugar na Câmara é Eliseu Padilha (PMDB-RS)que é alvo de ação de improbidade administrativa. Ex-ministro dos Transportes no governo Fernando Henrique, na sua gestão vieram a público denúncias de fraude no pagamento de dívidas judiciais do Dnit.
Desconhecido
O novo ministro é um ilustre desconhecido das instituições que representam o agronegócio brasileiro. O presidente da Sociedade Rural Brasileira, Cesário Ramalho, disse que, por não ser identificado com o setor, Ribeiro terá que ouvir bastante as instituições. O presidente da Associação Brasileira de Citricultores, Flávio Viegas, disse desconhecê-lo, assim como as atividades que já tenha realizado no setor.
A exceção foi a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO), que o conhece das relações políticas que mantém no Congresso, mas reclamou o critério partidário para a sua escolha.
Perfil
Mendes Ribeiro nasceu em 27 de dezembro de 1954, em Porto Alegre, e ingressou na vida política em 1974, como militante do extinto MDB. Foi vereador em 1982. De 1983 a 1998, assumiu cargos no Executivo estadual. Atualmente cumpre o quinto mandato consecutivo na Câmara dos Deputados. Mês passado assumiu a liderança do governo.
Denúncias serão apuradas
O ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, disse ontem que as investigações de denúncias no Ministério da Agricultura vão continuar, apesar da demissão do ministro Wagner Rossi. A investigação continua, independentemente da saída do ministro, porque nós não estamos investigando o ministro, estamos investigando o ministério, os fatos que aconteceram lá, disse Hage após participar de evento da Câmara Temática de Transparência da Copa de 2014, em Brasília.
De acordo com o ministro, já foram confiscados computadores na pasta e ele ainda aguarda imagens do circuito interno do ministério, que requisitou a Rossi. A auditoria no ministério tem prazo de 60 dias para a conclusão. Rossi pediu demissão após semanas consecutivas de denúncias de irregularidades na pasta que comandava.
Hage informou também que a auditoria no Ministério dos Transportes, Dnit e Valec será concluída até o dia 31, e a no Ministério do Turismo, em outubro.
Operação Voucher
Detido na quarta-feira, à noite, no Aeroporto de Brasília, o empresário e jornalista Humberto da Silva Gomes, um dos investigados por denúncias de desvio de recursos no Ministério do Turismo, foi liberado pela Polícia Federal (PF) indevidamente.
O empresário tinha viajado para os Estados Unidos um dia antes de a operação. Beneficiado por um habeas corpus preventivo, Gomes retornou ao Brasil. Ele chegou a ser detido por agentes federais, mas foi libertado em seguida, sem o pagamento da fiança de R$ 109 mil. Procurada, a PF informou que está apurando o caso.
Formiga
Ministério da Agricultura não vai investigar, e sim ouvir e ouvir
- por Últimas Notícias
- 19/08/2011 - 14:02








