A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, fará uma visita à Formiga nesta quinta-feira (14) e cumprirá uma extensa agenda na cidade. A ministra participará da inauguração do Centro de Referência de Assistência Social (Cras II), localizado no bairro Nossa Senhora de Lourdes.
Além disso, formalizará o convênio de parceria do Programa de Aquisição de Alimentos entre o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Prefeitura, também acompanhará a atuação do Banco de Alimentos e visitará instituições de recuperação de dependentes químicos em funcionamento na cidade, sendo a Casa de Acolhimento Divina Misericórdia, na comunidade de Padre Doutor, e o Projeto Força para Viver, em Papagaio. A ministra também conhecerá os projetos do Projovem Adolescente, terá entrevista com a imprensa local, conmhecerá a Padaria Municipal, .

Cras II
Localizado no bairro Nossa Senhora de Lourdes, o Centro de Referência de Assistência Social atende a 400 pessoas por semana, entre mães, jovens e crianças. São oferecidas atividades de dança, artesanato e esporte. Nas dependências do Cras há um Telecentro, com 15 computadores, quadra poliesportiva e cozinha industrial montada e em funcionamento. A ministra irá conhecer o time de vôlei Cras II, que tem participado de competições no Estado.
Banco de Alimentos

A instituição completou 5 anos de atuação em Formiga no mês passado e atende a mais de 33 mil pessoas, por meio de 87 entidades cadastradas que recebem as doações. Há uma grande variedade de parceiros entre supermercados, sacolões e produtores rurais, beneficiados pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab). O projeto recebeu um recurso no valor de R$300 mil do MDS para ampliação e modernização dos equipamentos, além de compras de materiais permanentes. Esse projeto já está em execução. Apenas no primeiro semestre de 2010 foram distribuídas mais de150 toneladas de alimentos.
O Banco de Alimentos de Formiga tem sido referência e é constantemente visitado por representantes de prefeituras de outros municípios. Segundo o secretário de Comunicação, Túlio Fonseca, será oficializado o convênio com o MDS, pois, atualmente, a parceria é feita com a Conab. O Banco de Alimentos municipal está citado em um livro do Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome.

Encontros com prefeitos e políticos
A ministra do MDS terá um encontro com prefeitos e secretários de assistência social de municípios da região, quando irá tratar de questões relativas de cada cidade e fazer um raio-x com os prefeitos e secretários, O encontro será às 18h, no Centro Municipal de Apoio à Aprendizagem (Cemap).
Também está agendado um evento para fechar a visita da ministra, a partir das 19h30, com uma agenda política pró-Dilma, com liderem políticos da base de apoio da candidata à presidência Dilma Rousseff (PT). O encontro político será na Estacar Festas e Eventos.

O MDS
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) foi criado em janeiro de 2004, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a missão de promover a inclusão social, a segurança alimentar, a assistência integral e uma renda mínima de cidadania às famílias que vivem em situação de pobreza. Para isso, o órgão implementa inúmeros programas e políticas públicas de desenvolvimento social, realiza a gestão do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) e aprova os orçamentos gerais do Serviço Social da Indústria (Sesi), do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Social do Transporte (Sest).
Por meio de programas de transferência direta de renda, como o Bolsa Família, o MDS proporciona cidadania e inclusão social aos beneficiários, que são comprometidos com atividades de saúde e educação. O Ministério também realiza ações estruturantes, emergenciais e sustentáveis de combate à fome, através de ações de produção e distribuição de alimentos, de incentivo à agricultura familiar, de desenvolvimento regional e de educação alimentar, respeitando as diversidades culturais brasileiras. O órgão dedica-se, ainda, a consolidar o direito à assistência social em todo o território nacional e dar agilidade ao repasse de verbas do Governo Federal para os estados e municípios.
O MDS é originário de três estruturas governamentais extintas: Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar e Nutricional (Mesa), Ministério da Assistência Social (MAS) e Secretaria Executiva do Conselho Gestor Interministerial do Programa Bolsa Família. Com a criação do MDS, em 2004, o Governo Federal centralizou as iniciativas e passou a executar sua estratégia de desenvolvimento social de forma mais robusta e articulada e com maiores investimentos nas políticas públicas, que atendem dezenas de milhões de pessoas.
Hoje, as ações do MDS são realizadas nas três esferas de governo e em parceria com sociedade civil, organismos internacionais e instituições de financiamento. Essa articulação estabelece uma sólida rede de proteção e promoção social que quebra o ciclo de pobreza e promove a conquista da cidadania nas comunidades brasileiras.

COMPATILHAR: