O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes (PSD), afirmou nesta quinta-feira (9), durante evento com empresários em Belo Horizonte, que o Brasil corre risco de sofrer com desabastecimento em 2023.

Montes avaliou que o país está inserido em um contexto de turbulências global, mas que por ser um grande país produtor o cenário de desabastecimento pode ser amenizado.

“Existe a possibilidade (de desabastecimento). O risco existe, já que estamos dentro de uma globalização, é um risco do mundo todo. No Brasil as questões também são duras. Mas, felizmente, estamos em um país produtor e isso ameniza um pouco. O preço da produção subiu e isso impacta os alimentos”, afirmou Montes.

O político mineiro assumiu a pasta da Agricultura no lugar de Tereza Cristina, que vai disputar a eleição em outubro. Montes ressaltou o impacto da guerra na Ucrânia para o comércio de trigo em todo o mundo.

“O que mais impactou foi a questão do trigo. Com a guerra na Ucrânia, uma grande produtora, a oferta caiu. Mas o Brasil está se reinventando. A Embrapa já provocou um tipo de trigo que o cerrado aceita, estamos aumentando nossa produção”, disse o ministro.

Montes afirmou que o governo federal está atento à produção dos alimentos e buscando formas de substituir os alimentos em falta no exterior. “Combater a inflação é produzir mais alimentos. E estamos atentos a isso”, afirmou.

 

Fonte: Itatiaia

COMPATILHAR: