Fim de semana é aquele momento em que a gente extrapola nos comes e bebes e depois solta a máxima: Segunda-feira eu começo uma dieta. Porém, as dietas sempre são cercadas por mitos que nos fazem ficar na dúvida sobre a eficácia (ou não) de algumas medidas.
A nutricionista Graziele Martins comenta algumas certezas que as pessoas têm sobre o assunto. Confira:
Malhar em jejum é melhor no processo de emagrecimento.
Resposta: Mito. Malhar em jejum pode causar danos a saúde, como tonturas, desânimo, cansaço , além de atrapalhar a atividade. A recomendação é realizar uma refeição balanceada cerca de 30 a 40 minutos antes da atividade física. Dependendo da atividade, há necessidade de ingerir uma bebida ou alimento durante a atividade.
Beber água durante a prática esportiva é melhor do que beber isotônico.
Resposta: Mito . Beber água durante a prática esportiva é muito importante para evitar a desidratação. Basta hidratar-se com água para controlar a temperatura corporal, retardar fadiga, evitar câimbras e aumento da freqüência cardíaca, e aumentar o fluxo sanguíneo. As recomendações do uso de isotônicos são para exercícios prolongados como corrida, para a reposição de eletrólitos.
Apenas abdominal é capaz de acabar com a gordura localizada na barriga.
Resposta: Mito. Para a perda de gordura é necessário associar uma dieta balanceada com atividade física.
Chá verde ajuda a emagrecer.
Resposta: Verdade. Vários estudos comprovaram que o chá verde tem propriedades que ajudam a emagrecer, principalmente associado a prática de atividade. O problema são as quantidades que devem ser ingeridas , cerca de 8 a 10 xícaras. Mas o mesmo pode ser consumido em cápsulas.
Comer carboidratos durante a noite engorda.
Resposta: Mito. O correto é balancear todas as refeições, sem exagerar em nenhum nutriente. É verdade que há redução do metabolismo durante a noite, mas o consumo de carboidratos deve ser preservado, afinal ele é fonte essencial de energia para o cérebro. A dica seria a escolha de carboidratos rico em fibras e com pouca gordura.
Para quem quer emagrecer rápido, a melhor dieta é a dos líquidos.
Resposta: Mito, A melhor forma para a perda de peso, é seguir uma dieta balanceada, de acordo com as necessidades da pessoa.
Comer macarrão é jogar a dieta por água abaixo.
Resposta: Mito. Estar de dieta não significa ser radical. E sim comer de maneira balanceada de acordo com o plano alimentar elaborado para o indivíduo.

Comentários
COMPATILHAR: