Na última semana, o Mineirão recebeu a visita de Daniel Epstein, representante da Useful Simple Projects, empresa responsável pela elaboração do Estudo de Pegada de Carbono e plano de neutralização de impactos das Olimpíadas de Londres 2012. Após caminhada pelas obras do Mineirão, Epstein teceu elogios ao projeto e ao andamento das obras, além de fazer diversas perguntas sobre a cobertura do estádio, o sistema de iluminação, o reservatório de água de chuva e a usina solar que será construída no local. ?Estou impressionado com a monumentalidade do estádio e imagino ser um grande desafio reconstruí-lo. A ideia da esplanada na área externa é muito interessante, uma vez que ela poderá dar suporte aos grandes eventos que irão ocorrer na área interna?, disse ele.
Bom para a cidade
Para o especialista britânico, eventos esportivos, como Copa do Mundo e Olimpíadas, são uma oportunidade única de transformação urbana, econômica e social. ?Stratford (região de Londres) não seria revitalizada se não fossem os Jogos Olímpicos. Vocês precisam ser ambiciosos, porque será a oportunidade de transformar a cidade. É preciso ter ambição para executar projetos audaciosos?, sugere.
Para se visitar
De acordo com o site da Fifa, o governo de Minas Gerais pretende iniciar ainda em dezembro visitas guiadas às obras do estádio Mineirão.
Quase lá
Está programada para terminar também em dezembro a segunda etapa das obras do estádio. As arquibancadas inferiores foram demolidas e o gramado rebaixado em 3,5 metros. Para a Copa, o principal estádio mineiro terá seu interior completamente repaginado, mas manterá o estilo arquitetônico de sua fachada modernista, tombada pelo patrimônio histórico.
Nova casa
Já em março os times de BH terão uma nova casa. O estádio Independência, localizado no Horto, está em fase final de reconstrução. Os três setores de arquibancadas já foram erguidos, o novo gramado foi plantado mês passado e em dezembro todas as cadeiras já deverão estar posicionadas. A reabertura do estádio será no final de fevereiro, com um amistoso da Seleção Brasileira.

COMPATILHAR: