Erros e imprudência dos próprios motociclistas são as principais causas dos acidentes fatais envolvendo motos. A constatação é de uma pesquisa que aponta que 73% das colisões ou quedas que terminaram com morte ocorrem sem envolvimento de outro veículo. Feito pelo grupo de seguros BB/Mapfre, o levantamento avaliou 360 acidentes em todo o Brasil.
A estatística revela que não é possível creditar o alto número de acidentes com esse tipo de veículo somente ao crescimento da frota, já que a maior parte das batidas poderiam ter sido evitadas caso os motociclistas tivessem uma conduta correta no trânsito. ?A motocicleta é mais ágil que o automóvel e propicia ao piloto se arriscar mais, esgueirando-se em pequenos espaços?, destaca Rogério Esteves, diretor de sinistro de automóvel do Grupo BB/Mapfre.
Ele explicou que a maioria dos que usam esse tipo de veículo são jovens, mais passíveis de cometer imprudências. Segundo Esteves, as motos são suscetíveis a muitos problemas que provocam a perda da estabilidade em motos, como a pista molhada, e a proteção do condutor é bem menor que em outros veículos, aumentando os casos fatais.
Depois dos acidentes somente com motociclistas, as batidas com os carros são as que mais matam ? o índice de fatalidade é de 12%. Em seguida aparecem colisão com caminhões (7%) e atropelamento de animais ? 6%. Já as ocorrências com mortes envolvendo motos provocados por falha de sinalização ou por buracos no asfalto são 1% do total analisado pelo levantamento do grupo.
Embriaguez
Do total de acidentes fatais analisados na pesquisa, 4% foram causados por motociclistas que tinham ingerido álcool.
Desatenção
O descontrole da moto provocado por imperícia ou a falta de atenção foram responsáveis por 26% dos acidentes analisados.
CNH
O Departamento Nacional de Trânsito estuda mudar as regras para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de motociclista. A intenção é investir na formação dos condutores.

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