O Ministério Público deflagrou na manhã desta quarta-feira (10) uma operação de combate a facções criminosas, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e crimes correlatos.

A ação é realizada em conjunto com as polícias civil, militar, penal e rodoviária federal e acontece em todo o país, inclusive no Sul de Minas.

Em Minas Gerais, as investigações tiveram início em Campo Belo pelo Ministério Público de Varginha (MG), mas alguns dos investigados moram em outras cidades e até em outros estados. A operação “Escritório do Crime” tem como objetivo desarticular organizações criminosas que atuam em Campo Belo e outras cidades de Minas Gerais.

Estas facções são dedicadas ao tráfico de drogas e seu financiamento, tortura, receptação qualificada e tráfico de armas. Já foram oferecidas 2 denúncias contra 10 pessoas pela prática de 17 crimes.

De acordo com o Ministério Público, estão sendo cumpridos 34 mandados em Campo Belo, Santana do Jacaré, Santo Antônio do Amparo, Uberlândia, Divinópolis, em Minas Gerais, e Natal, no Rio Grande do Norte.

Ao todo são 16 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de prisão preventiva e 8 mandados de prisão temporária, sendo:

  • 20 em Campo Belo, sendo sete de busca e 13 de prisão
  • 4 em Uberlândia, sendo três de busca e um de prisão
  • 4 em Divinópolis, sendo três de busca e um de prisão
  • 2 em Santana do Jacaré, sendo um de busca e um de prisão
  • 2 em Santo Antônio do Amparo, sendo um de busca e um de prisão
  • 2 em Natal (RN), sendo um de busca e uma prisão

O objetivo da ação integrada é desarticular organizações criminosas violentas que atuam nas ruas e nos sistemas prisionais, efetivar as prisões de seus integrantes e coletar provas das práticas delituosas detectadas em investigações realizadas no âmbito do Ministério Público.

Participam da operação 108 policiais (75 militares, 21 civis e 12 penais), dois Promotores de Justiça e uma estagiária do Ministério Público. Estão sendo empenhadas 32 viaturas, uma equipe ROCCA (cães farejadores) e uma aeronave da Polícia Militar

As investigações

As investigações duraram aproximadamente 8 meses e tiveram início após uma série de homicídios ocorridos na cidade de Campo Belo e região, por causa de disputas entre traficantes pela hegemonia criminosa local.

No decorrer dos trabalhos, foi apurada a acentuada atuação do líder de uma facção criminosa na cidade, responsável pela organização de planos de vingança e pela articulação de uma série de ações criminosas, dentre elas tráfico de drogas e seu financiamento, sequestro, receptação de carros clonados e tráfico de armas.

Durante as investigações, foram colhidos também elementos que apontam que o tráfico ocorria entre estados da Federação e com ameaças e uso de armas de fogo.

As investigações continuam.

Operação “Escritório do Crime”

A operação ocorre nesta quarta-feira (10) de forma simultânea em 13 Estados. Estão sendo cumpridos cumprimento de 228 mandados de prisão e 223 mandados de busca e apreensão.

A ação conta com a participação de 43 Promotores de Justiça e 40 servidores dos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECOs) dos Ministérios Públicos dos Estados do Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia, Pará, Paraná, São Paulo, Sergipe e Tocantins e com o apoio de mais de mil policiais militares, civis, penais e rodoviários federais.

Fonte: G1 Sul de Minas

COMPATILHAR: