O câncer é uma doença perigosa, porém evitável. Cerca de 80% dos casos da doença estão relacionados aos hábitos e estilo de vida, como explicam o oncologista Fernando Maluf e o ginecologista José Bento.
Por isso, existem atitudes simples e práticas que podem ser tomadas no dia a dia como maneiras eficiente de prevenção.
Uma delas é de conhecimento geral e extremamente importante para evitar o câncer de pulmão: largar o cigarro. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada sete segundos, morre uma pessoa vítima do fumo. Além do pulmão, quem fuma pode desenvolver também câncer de faringe, laringe, cabeça, pescoço, esôfago, bexiga, rim, estômago e pâncreas.
Isso acontece porque o cigarro tem cerca de 4.270 substâncias que estimulam a produção de células alteradas geneticamente que podem virar tumores malignos. Por isso, parar de fumar é a forma mais eficiente de prevenir o câncer, de modo geral.
A alimentação também é extremamente essencial para proteger contra doenças. Vegetais e fibras são alimentos que ajudam o fluxo intestinal, varrem células tóxicas de gordura do intestino e, consequentemente, previnem o câncer nessa região do corpo.
Além disso, é importante evitar também o consumo exagerado de carne vermelha. O câncer no intestino, conhecido também como colorretal, pode ser desenvolvido caso a pessoa tenha mais de 50 anos, obesidade e sedentarismo. Por isso, a atividade física é também uma das atitudes preventivas.
A prática regular de exercício físico ajuda também a prevenir o câncer de pâncreas porque evita a formação de gordura abdominal, que prejudica o funcionamento do órgão. Os sintomas da doença são comuns a outros problemas e muitas vezes demoram a aparecer; os mais perceptíveis são perda de apetite, perda de peso, fraqueza, diarreia e tontura.
Para evitar o câncer de pele, a dica é usar protetor solar. Essa doença tem bom prognóstico se diagnosticada cedo, mas é importante se proteger. Os médicos indicam o uso também de chapéus, guarda-sol, óculos escuros e tudo que puder bloquear a pele contra os raios ultravioletas.
Como o de pele, o câncer de mama também tem prognóstico bom, se descoberto cedo. Para evitar esse tumor, a prevenção está na amamentação, que reduz os níveis de alguns hormônios relacionados ao câncer. Ao amamentar, as glândulas mamárias ficam também mais maduras, se desenvolvem e se tornam menos suscetíveis ao câncer. Além disso, após o período de aleitamento, há um processo de purificação do corpo que elimina quaisquer células malignas presentes nas mamas.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as mães alimentem seus filhos apenas com leite materno até os seis meses de idade. Após esse período, elas podem continuar oferecendo o leite junto com outros alimentos até a criança atingir os dois anos de idade.
Os hormônios são também importantes no surgimento do câncer de ovário. Alterações no ciclo menstrual podem aumentar as chances do desenvolvimento da doença. Estudos sugerem também que a ingestão de estrogênio por 10 anos ou mais também aumenta o risco; por isso, a pílula anticoncepcional é a melhor maneira de prevenir já que equilibra os níveis hormonais. Fora ela, a gravidez também pode proteger a mulher contra esse câncer.
No entanto, o uso de camisinha é importante para evitar outra doença, como o câncer de pênis e colo do útero, porque previne o surgimento do vírus do HPV. Qualquer relação sexual com camisinha é segura e protege o casal de doenças sexualmente transmissíveis. No caso dos homens, além da camisinha, é indicado fazer a limpeza do pênis todos os dias com água e sabão, principalmente após a relação sexual ou masturbação.

COMPATILHAR: