Vivendo em um país onde as altas temperaturas predominam praticamente o ano todo, como no Brasil, é importante prestar atenção em um detalhe. Passar o dia dentro de um ambiente com ar condicionado e encarar o termômetro em alta ao ar livre pode provocar infecções respiratórias.
Isso acontece porque o corpo reage às mudanças entre ambientes frios e quentes com sintomas de resfriado, gripe, rinite ou sinusite. Quem já sofre de alergias costuma ter problemas ainda maiores na gradação do termômetro, já que a inflamação crônica das vias aéreas deixa os alérgicos mais sensíveis aos choques de temperatura.
Para se prevenir, é preciso abusar da hidratação, tomando pelo menos dois litros de água por dia. Além disso, vale usar soro fisiológico nas narinas, pois ele ajuda a limpar a mucosa nasal, a fluidificar a secreção acumulada e a eliminar o excesso de muco e de agentes infecciosos. Também é importante evite locais de grandes aglomerações, lugares com muito pó e poeira e, se possível, deixar o ar condicionado desligado e optar por um ventilador.

Comentários