Parece que os consumidores, finalmente, poderão sofrer menos, com os ?malditos? atendimentos via call centers.
São muitos minutos, às vezes horas, perdidas ao telefone, quando se tenta conseguir uma segunda via de fatura de cartão de crédito ou o cancelamento de uma linha telefônica, conforme se depreende dos milhares de registros que entulham as prateleiras dos Procons por este Brasil.
Agora, ao que parece, a prática do péssimo atendimento, está com os dias contados. Estava prevista para ocorrer no dia 30, a assinatura pelo presidente Lula, da nova regulamentação dos atendimentos nos call centers.
O decreto deve regulamentar os serviços de atendimento ao consumidor (SACs) dos setores bancário, de telefonia fixa e móvel, internet, TV a cabo, planos de saúde, energia elétrica, cartão de crédito e aviação civil. Ele é resultado de uma proposta do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça.
Depois de assinadas, as novas regras deverão entrar em vigor em até 60 dias. As punições a que as empresas estarão sujeitas, caso não se adaptem às novas normas, devem ser as já previstas no Código de Defesa do Consumidor para os casos de prática abusiva no atendimento aos usuários.
Entre as principais regras está a determinação de que ninguém poderá esperar mais de 60 segundos em linha para ser atendido pelos operadores de telemarketing.
Além disso, os atendentes deverão ser capazes de resolver reclamações e pedidos de cancelamento de serviço sem as famosas ?transferências de ligação para outros setores?.

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