O grupo “Mulheres de Lenço” promoveu uma ação contra o câncer neste final de semana em Formiga. Cerca de 150 pessoas participaram de  uma caminhada e pedalada que teve como percurso o Centro da cidade. O evento encerrou as ações do Outubro Rosa.

A intenção foi demonstrar solidariedade às pessoas com a doença. “O câncer é uma doença séria, mas que pode ser discutida com mais leveza”, disse uma das organizadoras do evento Jossuí Basílio.

Os praticantes se vestiram de rosa em homenagem ao tema do evento. “Quisemos incentivar um novo estilo de vida, servimos lanches saudáveis e incentivamos ainda a prática de exercícios físicos”, disse.

Também foi uma forma de homenagear o grupo, já que as integrantes se conheceram através da atividade física. “Tivemos a participação de um grupo de mulheres da cidade que são ciclistas e pedalam com frequência. Foi importante contar com essa parceria. Chegaram todas de lenço, apoiando a causa com bastante entusiasmo”, disse.

Conheça o grupo
O grupo foi criado há quase um ano, quando cinco mulheres em solidariedade a uma amiga diagnosticada com câncer de mama decidiram promover discussões na internet para tratar da superação da doença.

O “Mulheres de Lenço” começou com adeptos em Formiga, e tem hoje quase 3.000 integrantes que se baseiam no objetivo de elevar a autoestima de mulheres diagnosticadas e trocar informações pertinentes sobre a doença. “O proposito é falar sobre o câncer e viver junto com essas mulheres essa experiência, não mais como um tabu, mas como realidade a ser encarada”, diz Jossuí Basílio.

A farmacêutica Mayra Fonseca de 37 anos, também faz parte do grupo. Ela é formiguense, mas atualmente mora em Goiânia. Mãe de um filho de quarenta dias contou que engravidou este ano e para a surpresa dela, também descobriu a doença, em fase inicial.

Com diagnóstico precoce ela iniciou o tratamento e boa parte do pré-natal ela fez junto com a quimioterapia. O filho dela, Vítor é a prova de que o câncer não afeta a gravidez. “Quando descobri o câncer estava com quatro meses. Fiz o ultrassom da mama e da gravidez juntos. Posso dizer com certeza que gerar uma vida dentro de mim me deu mais forças ainda”, contou.

Mayra destaca a importância em trocar informações entre as integrantes do grupo. Muitas, segundo ela não sabiam que era possível fazer tratamento contra o câncer de mama durante a gravidez. “Conseguimos trocar informações muito pertinentes. O grupo exerce um papel social também, no sentido de que damos muito apoio uma para outra. Sem dúvidas foi importante passar adiante a informação de que o tratamento contra o câncer não afeta em nada a gravidez, meu filho saudável e lindo é a prova”, disse.

A inspiração, segundo ela, vem da amiga, Ana Cristina Castro Monteiro, que em 2014 descobriu que estava com a doença. “Eu e as demais fundadoras convivemos com a Ana, que é nossa inspiração e acima de tudo, um exemplo de superação. Ela encarou a doença de forma diferente. Está sempre charmosa, sorridente e é extremamente vaidosa. Com a queda do cabelo ela sofreu como todas, é inevitável. Mas ela fez do problema uma alternativa para continuar linda. Definitivamente não encaramos o câncer como um tabu”, contou.

 

Ana Cristina lembra que quando soube que era a inspiração para a criação do grupo, se emocionou. “Eu não imaginava que seria inspiração e isso me faz muito feliz. Jossuí é maravilhosa. Ela e minhas amigas e meu médico sempre me apoiaram muito e fizeram minha força crescer a cada dia mais. O grupo é sem dúvidas uma forma bonita de trocar experiências e tratar do câncer como algo natural, como deve ser tratado para que o tratamento não seja doloroso. Afinal quem passa por isso deve erguer a cabeça e seguir em frente. Aceitei a doença, o tratamento, os efeitos colaterais e sempre pensava: estou em tratamento e que logo estaria curada”, destacou.

G1

COMPATILHAR: