Os postos do Programa Saúde da Família em Formiga (PSFs) realizaram nesta terça e quarta-feira (22 e 23) uma campanha de vacinação contra a hepatite B.
Muitos usuários, ao procurarem as unidades de saúde nesta quarta, para receberem a dose, foram informados que as vacinas estavam em falta.
A redação do portal Últimas Notícias entrou em contato com alguns postos e confirmou que nos bairros Ouro Negro, Água Vermelha, Novo Horizonte e Centro não havia doses disponíveis. Há informações de que em outros PSFs espalhados pela cidade, a situação era a mesma.
Em contato com a Secretaria de Comunicação, responsável pelo contato com a secretária de Saúde, para a divulgação de notas oficiais, a redação foi informada de que a falta das doses se deu porque ?a procura pela vacina superou as expectativas, alguns postos chegaram a ficar, provisoriamente, sem as doses. Porém, assim que foi comunicada, a secretaria providenciou a reposição das vacinas. Caso algum usuário tenha ficado sem se vacinar, basta procurar mais uma vez o posto?.
Ainda segundo informações da Secretaria de Saúde, hoje a cidade não vive um surto da doença e a intensificação da campanha de vacinação contra a Hepatite B está sendo realizada no município, conforme orientação do Ministério da Saúde, devido ao aumento no número de pessoas que podem receber a vacina via SUS (Sistema Único de Saúde). Até então, as doses estavam disponíveis para pessoas com idade até 29 anos e foi estendida para pessoas com até 49 anos de idade.
Nessa quarta-feira, como ocorreu no dia anterior, os Postos de Saúde da cidade permanecerão abertos até às 20h para atender ao público que trabalha até às 18h, segundo informou o secretário de Comunicação Flávio Roberto Pinto.
Hepatite B
A hepatite B é uma doença transmitida pelo vírus VHB, que tem predileção por infectar as células do fígado.
O vírus da hepatite B pode sobreviver ativo no ambiente externo por vários dias. O período de incubação dura, em média, de um a quatro meses.
A transmissão pode ocorrer passando da mãe para o feto na gravidez, durante e após o parto; por via horizontal, através de pequenos ferimentos na pele e nas mucosas; pelo uso de drogas injetáveis e por transfusões de sangue (risco que praticamente desapareceu desde que o sangue dos doadores passou a ser rotineiramente analisado).
As relações sexuais constituem outra via importante de transmissão da hepatite B, considerada uma doença sexualmente transmissível (DST), porque o vírus atinge concentrações altas nas secreções sexuais.

COMPATILHAR: