Nesta quarta-feira (2),  o Museu Francisco Fonseca recebeu doações para o acervo, de peças que pertenciam ao Sr. Estácio Vieira. O material estava alocado na Nova América, conhecida como a loja mais antiga da cidade, de propriedade do Sr. Estácio. Entre quadros, ferramentas, uma vitrine antiga e diversos outros objetos, está um pouco da história da loja que se confunde com a própria história de Estácio que, em 2018, quando a Nova América completou 100 anos, montou um pequeno museu dentro do estabelecimento.

O material foi doado pela filha do Sr. Estácio, Gisele Vieira Fernandes. A partir de agora, as peças passarão a compor o acervo do Museu Municipal que funciona no antigo prédio da Estação Ferroviária de Formiga. Todo o material estará disponível aos visitantes logo após passar por tratamento a ser realizado pelos servidores do Museu.

Estácio Vieira e a Nova América

A loja Nova América foi fundada em 1918, pelo Sr. José Azarias Vieira. No início dos trabalhos, o estabelecimento teve a participação de todos os filhos do Sr. José que colaboravam como balconistas da loja. O filho que mais se sobressaiu e resolveu continuar no ramo foi Estácio. Em 1979, Estácio passou a administrar a loja em companhia da esposa Inês Barbosa Vieira e lá construiu boa parte de sua história, até falecer, no dia seis de janeiro de 2022.

O formiguense Estácio Vieira nasceu em 16 de dezembro de 1930 e teve um papel importante na história do Município. Foi fundador e presidente do Lions Clube de Formiga, presidente do Formiga Esporte Clube, da Acif (Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócios de Formiga), diretor do Country Clube de Formiga, doador do primeiro patrimônio do Unifor–MG (Centro Universitário de Formiga), do qual foi membro da Assembleia Geral de Fundação. Também foi cantor do “Talma Trio”, grupo de boleros, de 1956 a 1964. Estácio também foi ator e cantor do Teatro de Comédias Franklin de Carvalho. Estácio Vieira foi repórter e proprietário da Rádio Difusora Formiguense (a primeira emissora de rádio da cidade), na qual fazia programas de auditório musicais, radionovelas, radionotícias e muita música. Declamava poemas e chegou a escrever um livro sobre a loja Nova América.

Na administração da Nova América, Sr. Estácio se preocupou em manter a tradição da loja que sobreviveu a variadas situações econômicas do país. Seu espírito de trabalho foi motivo de orgulho e ficou refletido na satisfação de consumidores e colaboradores da Nova América.

Museu Municipal Francisco Fonseca

O Museu Histórico Francisco Fonseca foi implantado em junho de 2003, pela da Lei 3.048 de 23/03/1999. A instituição é subordinada à Secretaria Municipal de Cultura e tem sob sua guarda objetos que documentam a cultura mineira, especialmente, formiguense. O acervo, bastante heterogêneo, é composto por peças históricas, objetos artísticos e etnográficos, fotografias e documentos que abrangem diversas categorias, livros, revistas e jornais datados desde 1910. Os objetos e documentos foram doados por diferentes pessoas que fazem ou fizeram parte da história do Município de Formiga.

No canal da Secretaria Municipal de Cultura, na plataforma YouTube, há uma série de vídeos que mostram um pouquinho do Museu de Formiga que pode ser acessada por meio do link: https://youtube.com/playlist…

Fonte: Decom

COMPATILHAR: