Curiosidades

Nasa inicia preparativos para construção de base lunar

Foto: Freepik/Imagem ilustrativa

Cerca de dois meses após o voo da Artemis II ao redor da Lua, a Nasa iniciou os primeiros preparativos para a construção de uma base lunar contínua. A agência norte-americana já encomendou módulos de pouso, veículos exploradores e drones que serão utilizados no desenvolvimento da estrutura.

A Nasa também firmou contratos com empresas como a Blue Origin, de Jeff Bezos, e a SpaceX, de Elon Musk. A expectativa é que os equipamentos sejam entregues antes de 2028, evitando atrasos no pouso em solo lunar previsto para os próximos dois anos.

Após o pouso na Lua, a agência pretende iniciar a construção da base em 2029. O projeto prevê uma estrutura com centenas de quilômetros quadrados e perímetro monitorado por drones. A previsão é que o local esteja pronto para permanência prolongada de astronautas em meados de 2030.

Apesar dos avanços, a Artemis III ainda não terá o pouso lunar. A missão será focada em testes em órbita, incluindo o encontro e acoplamento da cápsula Órion com os módulos de pouso Starship, da SpaceX, e Blue Moon, da Blue Origin. Segundo especialistas da Nasa, a Artemis III é considerada uma das missões mais complexas já realizadas pela agência.

 

Com informações do Metrópoles