Para quem quiser realizar os sonhos de crianças em situação de vulnerabilidade social neste Natal, ainda há tempo de adotar cartinhas da campanha Papai Noel dos Correios. O prazo final, que inclui a entrega dos presentes pelos padrinhos, termina nesta segunda-feira (20).
As cartinhas estão disponíveis nas principais agências dos Correios em todo o Estado. Já a postagem dos presentes pode ser feita em qualquer unidade, basta que o padrinho aplique a etiqueta com o código de barras (anexada à cartinha) sobre a embalagem do presente. A iniciativa este ano registra, até o momento, mais de 240 mil cartas recebidas em Minas Gerais, das quais aproximadamente 200 mil já foram adotadas. Embora os números sejam expressivos, cerca de 40 mil cartinhas ainda esperam pela solidariedade dos mineiros.
Essa data também marca o encerramento oficial da campanha no país. Em Belo Horizonte, foi realizado nesta manhã, no Centro de Educação Corporativa dos Correios (avenida Isabel Bueno, 442, Jaraguá) um evento em agradecimento à população, instituições parceiras, em que foram apresentados os resultados alcançados até o momento, a metodologia aplicada em 2010 e a retrospectiva nacional da campanha. Seu personagem mais ilustre, o Papai Noel, também recebe homenagens, além da apresentação artística dos alunos da Escola Municipal Professor Milton Lage, da capital.

Foco na educação
Assim como no ano de 2009, em Minas Gerais, a campanha teve seu foco voltado à questão da educação, sendo destinada às crianças matriculadas em instituições de ensino, abrigos e creches da rede pública. Para participar, o aluno deveria ter até 10 anos de idade ou estar cursando até o 5º ano (antiga 4ª série) do ensino fundamental. Apenas os pedidos enviados diretamente pelas escolas foram cadastrados. A metodologia de vincular a campanha ao tema educação está diretamente relacionada ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, em especial aos itens 2 – Educação básica de qualidade para todos – e 8 – Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

Resultados 2009
A mobilização dos mineiros em todas as regiões do Estado foi responsável pelo atendimento a quase 150 mil cartinhas, das 165 mil enviadas ao ?bom velhinho? no Natal de 2009. A participação intensa da sociedade contribuiu para que a campanha mantivesse o elevado índice de apadrinhamento em Minas, acima de 90%. Vale destacar que, no ano passado, várias regiões adotaram 100% das cartinhas, como o Triângulo Mineiro, o Vale do Jequitinhonha-Mucuri, o Norte e o Leste de Minas. Belo Horizonte também merece destaque, já que é responsável pelo maior volume de cartas apadrinhadas em todo o Estado, mais de 55 mil (92% das cartas cadastradas na região).

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