As eleições de 3 de outubro se aproximam. Os eleitores devem ficar atentos à sua obrigação eleitoral e levarem em consideração que o voto é um dever cívico e é com ele que os cidadãos podem escolher os candidatos de sua preferência para governar o Brasil e o Estado em que vivem, além de eleger os representantes no Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal) e na Assembleia Legislativa.
Em todo o país, o voto é obrigatório para os alfabetizados maiores de 18 e menores de 70 anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e para os jovens entre 16 e 18 anos.
O não cumprimento do dever cívico do voto poderá deixar o eleitor em situação irregular perante à Justiça Eleitoral. O eleitor poderá sofrer sanções do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) e ser impossibilitado de inscrever-se em concursos para cargo ou função pública ou tomar posse no cargo; receber salários em cargos públicos; participar de concorrência pública ou administrativa; obter empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo; obter passaporte; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.
Disputam estas eleições os candidatos aos cargos de presidente da República e de governadores dos Estados e do Distrito Federal (e os respectivos vices), dois senadores (com dois suplentes cada), além dos deputados federais e estaduais. Em Minas, serão eleitos 77 deputados estaduais e 53 deputados federais.
Minas Gerais tem o segundo maior colégio eleitoral do país e atuarão no pleito cerca de 190 mil mesários, distribuídos pelas 46 mil seções eleitorais. No interior, serão quatro os convocados por seção eleitoral. Conforme dados do Cartório Eleitoral de Formiga, o município tem 163 seções eleitorais, outras 13 em Córrego Fundo e 22 em Pimenta, todas pertencentes à 114ª Zona Eleitoral. Em Formiga, 652 mesários foram convocados para trabalhar nas eleições, outros 52 em Córrego Fundo e 88 em Pimenta. Formiga tem 52.158 eleitores. Aqueles que não puderem comparecer às urnas devem justificar o voto. A chefe de cartório em Formiga, Sônia Oliveira Alves, ressalta que é importante que o eleitor não se esqueça de levar um documento com foto, sendo que o título eleitoral não é mais obrigatório. Outra questão é que a pessoa não pode se esquecer que na opção senador serão dois candidatos a serem votados, é importante também que o eleitor leve uma ?cola? de seus candidatos.
Sônia Alves alerta ainda para que os cabos eleitorais e demais contratados para trabalhar nas campanhas não façam propaganda no domingo das eleições, pois fazer boca de urna é crime, é uma coisa muito séria. A chefe do cartório também alerta aos candidatos para se atentarem ao prazo para retirarem o material da campanha. O prazo para tirar a segunda via do título de eleitor terminou nesta quinta-feira (30). A chefe do cartório disse que a procura aumentou bastante nos últimos dias.

COMPATILHAR: