Até o fim de outubro deste ano, o nono dígito será acrescido aos números de telefones celulares de Minas Gerais.

A adição do número 9 terá início no dia 11 de outubro, visando aumentar a disponibilidade de linhas móveis. A imposição é prevista na Resolução nº 553/10 da Anatel, que dispõe sobre a necessidade de aplicação da medida em todo o país até o fim de 2016.

Essa regra vale tanto para chamadas feitas a partir de telefones fixos, públicos ou privados, quanto de outros celulares, independente da operadora e do local de onde a pessoa está ligando. Também será preciso incluir o nono dígito para enviar mensagens de texto.

Nesse fim de semana, a operadora Vivo enviou torpedos a todos os seus clientes da área 37, informando sobre a mudança que se entenderá aos demais DDD’s do Estado. A operadora já oferece um aplicativo para o acréscimo instantâneo do novo dígito à lista de contatos.

A data limite para mudança em Minas é até 31 de dezembro deste ano. Além de Minas Gerais, também deverão receber a mudança na mesma data, os estados de Sergipe e Bahia. Na última fase de implantação, no ano que vem, serão atingidos os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rondônia, Acre, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, além do Distrito Federal.

Em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e Maranhão, o nono dígito já está em vigor.

De acordo com levantamento realizado pela Anatel, até no primeiro semestre deste ano  o país já contava com 275.706.913 linhas ativas. O número corresponde a 138 números para cada 100 brasileiros. Além disso, o número teve acréscimo de mais de 5 milhões de linhas somente no mês de julho.

 

Redação do Jornal Nova Imprensa Fonte: G1 e Jornal da Manhã

COMPATILHAR: