Nos últimos dez anos houve um aumento de 157% no número de notificações de acidentes por contato com animais peçonhentos. É o que mostra o levantamento realizado pela Unidade Técnica de Vigilância de Zoonoses do Ministério da Saúde, só no ano de 2011 ocorreram mais de 139 mil acidentes e 293 mortes.
Os especialistas apontam inúmeras causas para esse aumento entre os meses de novembro a março, entre eles o desequilíbrio ecológico, as chuvas que desalojam os animais entocados, e ainda coincide com o período reprodutivo de alguns desses animais.
O coordenador da Unidade Técnica de Vigilância em Zoonoses do Ministério da Saúde, Eduardo Caldas, relaciona quais fatores que contribuem para o aumento dos acidentes. ?As chuvas desalojam os animais que vivem em tocas, como escorpiões, aranhas e serpentes. Eles acabam procurando abrigo em locais mais secos, muitas vezes, dentro de residências, aumentando, dessa forma, a chance de ocorrência de acidentes?, explicou.
O coordenador lembrou ainda que nesse período também aumentam as atividades nas lavouras, locais propícios para os acidentes com cobras. Ele citou outros cenários que corroboram para este aumento: ?No verão, as pessoas aproveitam suas férias em atividades ao ar livre, como passeios em cachoeiras e trilhas, aumentando assim, o risco de contato com serpentes e outros animais peçonhentos?, enumerou Caldas.
Os acidentes, dependendo dos animais, são mais frequentes nas cidades do que no campo. A região Sudeste, por exemplo, é a campeã no número de acidentes com escorpiões – 22.579 casos em 2011, sendo Minas Gerais o estado com maior número de casos: 13.428.
Já na região Nordeste, os acidentes mais comuns são por escorpiões ? mais de 30 mil casos em 2011; o estado com maior registro de acidentes foi a Bahia, com quase 10.500 casos. A região Sul registra o maior número de acidentes com aranhas do país: 18.052 casos em 2011; o estado do Paraná registrou 9.326 casos. As regiões Norte e Centro-Oeste têm o maior registro de acidentes envolvendo serpentes: 9.329 e 3.326 casos, respectivamente.

COMPATILHAR: