O Centro Municipal de Apoio à Aprendizagem (Cemap) foi inaugurado nesta terça-feira (13). As festividades tiveram início às 19h, com a presença de diversas autoridades, como o prefeito Aluísio Veloso/PT, a primeira dama Zélia Veloso, o delegado Ricardo Bessas, os vereadores Edmar Ferreira/PT, Gonçalo Faria/PSB e Moacir Ribeiro/PMDB, parte do secretariado municipal, além disso estiveram presentes o radialista Claudine Sílvio dos Santos, os alunos da Escola Municipal de Música Eunézimo Lima (Emmel) e membros da comunidade.
A diretora do Cemap, Débora Bessas, foi homenageada pelos pais e alunos e agradeceu à Prefeitura pela conquista. O secretário de Educação e Esportes, Geraldo Reginaldo de Oliveira, ressaltou que em Minas Gerais, não há um centro especializado como este. Ele explicou que o prefeito Aluísio Veloso é o mentor dessa obra e que, algum tempo atrás, o prefeito perguntou se havia algum projeto na secretaria voltado para os surdos.
Geraldo Reginaldo disse ainda que serão inaugurados mais três centros de educação em Formiga, assim como a quadra e o posto de saúde, também no bairro Sagrado Coração de Jesus.
O vereador Gonçalo Faria/PSB, ressaltou a importância da obra e disse que foi um sonho realizado ao longo de 20 anos. ?Muitos moradores sonhavam com essa obra, que será a primeira dentre diversas outras. Esta semana, o prefeito começou a providenciar um terreno para que seja instalada no nosso bairro também uma biblioteca. Temos que agradecer à Prefeitura por essa nova fase de trabalho e aprendizagem, que trarão benefícios à comunidade?.
Moacir Ribeiro/PMDB parabenizou a todos pela conclusão da obra. ?As crianças com mais dificuldades de aprendizagem terão mais condições aqui, acompanhadas de pessoas mais instruídas e capacitadas na educação?, ressaltou.
O prefeito Aluísio Veloso destacou que, em breve, será inaugurada a quadra no local. ?O auditório recebeu o nome de Maria de Castro Gonçalves pelo exemplo que a moradora foi no bairro da Chapada. Em nossa cidade, já temos o Cemei, o CVT, o Iefet e, futuramente, iremos contar com uma nova biblioteca. Todos os bairros já receberam obras pela Prefeitura, é importante que toda a população ajude a cuidar dessas obras?, enfatizou.
Após os pronunciamentos, o padre Aguinaldo Pires, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, realizou uma celebração eucarística no local.
O Cemap
O Cemap foi instituído e implantado pelo Decreto Municipal nº 3667, de 13 de junho de 2007, para atendimento especializado aos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais nos diferentes níveis, etapas e modalidades da educação, de acordo com a Política Nacional de Educação na Perspectiva da Educação Inclusiva.
O centro é uma proposta de educação que trabalha a aprendizagem numa dimensão cognitiva, psicomotora, social e emocional, contando com uma equipe de profissionais de diversas áreas, como psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, instrutores de libras, Braille, além de profissionais capacitados nas áreas de baixa visão, deficiência intelectual, física, múltipla, condutas típicas, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
O centro, que funcionava no Caic desde 2001, foi transferido para a nova sede em 2009. Um local mais amplo e bem equipado, com salas de aula adaptadas, auditório, refeitório e as instalações necessárias para diversos atendimentos. O Cemap atualmente conta com 120 alunos. Aqueles que estudam pela manhã são atendidos à tarde e vice versa.
No local, funciona também o Centro de Convivência do Surdo, que atende cerca de 30 adultos. ?Aqueles que trabalham durante o dia participam das atividades nas quartas-feiras, no horário noturno?, contou a diretora Débora Bessas. O Cemap atende também a crianças que ainda não estão na escola, mas que os pais já perceberam alguma deficiência.
O Cemap fica à rua Américo Nogueira, 470, bairro Sagrado Coração de Jesus. O telefone é o (37) 3322-3111 para mais informações.

COMPATILHAR: