Nessa quinta-feira (16), a Polícia Civil recuperou uma Smart TV 4K de 50 polegadas furtada no dia 20 de outubro, no bairro Sagrada Família, em Nova Serrana.

Um mandado de busca e apreensão foi cumprido e a TV recuperada através do uso da tecnologia do próprio aparelho.

Tecnologia a serviço da polícia

Em um trabalho de inteligência atrelado ao uso de tecnologia, as investigações foram iniciadas utilizando o próprio aparelho furtado como meio para obtenção de sua localização.

Por se tratar de uma Smart TV, que permite o acesso à internet, e o fato de o referido aparelho possuir conta em uma provedora de filmes e séries via streaming, os investigadores passaram então a monitorar o equipamento furtado, através de um rastreamento via IP — que identifica a máquina ou o roteador quando estão conectados à internet. De posse das informações obtidas pelo rastreio, a equipe de investigadores conseguiu chegar até o endereço onde o equipamento se encontrava.

Após a localização do produto furtado, um mandado de busca e apreensão foi expedido. No local identificado, uma mulher, de 23 anos, assumiu ter adquirido a Smart TV por R$ 700, por meio da rede social Facebook. Ela recebeu voz de prisão pelo crime de receptação, e foi conduzida até a delegacia regional de Nova Serrana, juntamente com a TV, que foi restituída aos legítimos proprietários.

O delegado responsável, Sérgio Batalha, alerta para esse tipo de prática. “Uma TV dessas tem um preço médio em torno de R$ 3 mil. Ao adquirir por um valor bem abaixo do valor de mercado, a pessoa deve desconfiar, e que, provavelmente, se trata de produto de furto. Nesses casos, o comprador pode responder pelo crime de receptação, como é o caso dessa jovem”, completou.

Após ser ouvida na delegacia, a mulher foi liberada mediante pagamento de fiança e deve responder em liberdade pelo crime de receptação. As investigações continuam, com o objetivo de identificar a autoria do furto.

Fonte: Polícia Civil

COMPATILHAR: