Parece que agora o tão falado ?Acordo Ortográfico? deve passar a valer definitivamente. Na última semana, o Conselho de Ministros de Portugal decidiu pela adesão à reforma ortográfica proposta em 1991 pelos membros do CPLP (Conselho dos Países de Língua Portuguesa).
A ratificação do texto pelo país ainda depende da aprovação no Parlamento. Se for aceito, o texto passará pelas mãos do presidente português Aníbal Cavaco Silva, que parece ser favorável às mudanças. No Brasil, o acordo já foi aprovado pelo Congresso e teoricamente está valendo, já que para isso bastam apenas assinaturas de três países do Conselho. O acordo já foi ratificado, além do Brasil, por Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
Entre as principais mudanças estão a extinção do trema, que só deverá ser usado em nomes próprios e a inclusão definitiva das letras ?k?, ?w? e ?y? no alfabeto. Em Portugal, caem as letras ?c?, ?p? e ?h? em palavras que elas não são pronunciadas como acção e húmido.
O português é a língua oficial de Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, além de ser falada em outros 18 países. No mundo, é a quinta língua mais falada – cerca de 230 milhões de pessoas.

COMPATILHAR: